EMPRESAS & PRODUTOS Inovação

Missão da AEP leva seis empresas numa viagem virtual de negócios

Calendário BOW de fevereiro com ações na região do Cáucaso

〈 Publicado 05/02/21 〉

A AEP – Associação Empresarial de Portugal vai promover, entre 8 e 19 de fevereiro de 2021, uma missão empresarial virtual a três mercados da região do Cáucaso, que no conjunto totalizam 17 milhões de consumidores e que nas últimas duas décadas viram o seu PIB sextuplicar.

Geórgia, Arménia e Azerbaijão são os três mercados onde a AEP identificou oportunidades para os setores da alimentação e bebidas, equipamentos agroindustriais, equipamentos e rolhas para a indústria vinícola, energias renováveis, infraestruturas, farmácia e cosméticos.

As seis empresas portuguesas (Certos Hábitos Torrefação de Cafés/chá e café; ARCH/artigos cerâmicos sanitários; PORTUGALIACORK/rolhas cortiça; CATARI Indústria/estruturas de construções metálicas; DUOPIPE SYSTEMS/artigos de plástico para construção; IMPERIAL/chocolates) vão poder realizar 6 reuniões no total dos três mercados.

As missões empresariais virtuais da AEP pretendem, através da identificação de potenciais parceiros e o agendamento de reuniões, contrariar a estagnação da economia nacional, criando oportunidades de exportação de bens e serviços para as PME portugueses.

Para a AEP a região do Cáucaso não é desconhecida. Em 2016 e 2018, acompanhou um grupo de empresas portuguesas ao Azerbaijão e em 2018 à Geórgia e à Arménia.

A Geórgia tem uma sólida estrutura macroeconómica e um ambiente de negócios atraente. Nos últimos anos, promoveu reformas que permitiram aumentar o padrão de vida dos cidadãos. O acordo da Área Profunda e Compreensiva de Livre Comércio com a UE, que entrou em vigor a 1 de julho de 2016, deverá aumentar a integração comercial.

Através da União Económica Euro-Asiática, a Arménia tornou-se uma importante plataforma para mercados como Rússia, Bielorrússia e Cazaquistão, com mais de 190 milhões de habitantes.

O Azerbaijão constitui o 3.º país mais competitivo do espaço pós-soviético, apenas superado pela Rússia e pelo Cazaquistão. Tem uma localização geográfica importante, servindo de corredor entre a Europa e a Ásia. Com um regime fiscal favorável às empresas e uma baixa carga burocrática, o Azerbaijão está a desenvolver projetos de grande dimensão abertos ao estrangeiro.

O projeto BOW – Business on the Way é desenvolvido pela área internacional da AEP, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.