Desenvolvimento Local EMPRESAS & PRODUTOS

Última fase do Programa V21 Rural leva empreendedores ao terreno

O V21 Rural, inovador programa de capacitação promovido pela Vissaium XXI – Associação para o Desenvolvimento de Viseu e pelo Município de Viseu, continua a acompanhar os empreendedores. O programa vai já para a terceira e última fase: “Cooperação e Estágio” que arranca a 8 de março e terá a duração de seis meses.

Nesta etapa, os empreendedores vão para o terreno e na primeira pessoa vão poder perceber os desafios de quem gere uma empresa.

As inscrições estão abertas até 19 de fevereiro e devem ser formalizadas a partir do link disponível no Facebook da Vissaium XXI. O programa é totalmente gratuito. Para se inscreverem, os candidatos só têm que ter um plano de negócios devidamente estruturado e garra de empreendedor. Este pode ser o empurrão que faltava para tirar muitos negócios do papel.

Esta fase tem uma componente muito prática e vai levar os empreendedores às empresas. No total, estão previstas seis visitas de estudo e 24 horas de sessões de capacitação, para além do estágio de curta duração.

Com as visitas de estudo, os empreendedores vão conhecer in loco empresas de sucesso. Para o efeito, serão escolhidas empresas modelos, com boas práticas instituídas e com ligação aos planos de negócio apresentados.

Num total de 24 horas, os empreendedores vão, também, ver abordados temas cruciais para que, na hora de avançar, todos os pormenores estejam trabalhados. Para além disso, vão poder ouvir o testemunho de vários empreendedores de sucesso. Cooperar volta, assim, a ser a palavra de ordem nesta fase do projeto. Os empreendedores serão desafiados a trocar ideias, partilhar dúvidas e discutir temas em conjunto. Um trabalho em rede que quer por à prova as ideias de negócio e fazê-las crescer.

Esta fase não fica por aqui, todos os empreendedores vão, ainda, ingressar num estágio de curta duração em empresas representativas da tipologia do plano de negócios. Paralelamente, terão o acompanhamento individual por um consultor especializado em gestão de negócios de base rural para apoio à implementação do projeto/plano de negócios e acompanhamento do processo de estágio.

Os dez empreendedores que concluíram a fase anterior do Programa V21 Rural – Elaboração do Plano de Negócios fazem um balanço muito positivo, na medida em que conseguiram estruturar a sua ideia e dar viabilidade ao projeto inicial. Ideias e projetos diferentes que têm, agora, tudo para singrar.

As inscrições estão abertas a todos os empreendedores que tenham um Plano de Negócios, tendo aqui uma oportunidade de ouro para estruturar ideias e receber acompanhamento técnico personalizado de um conjunto de profissionais com ampla experiência em gestão de negócios de base rural.

As inscrições devem ser formalizadas aqui até dia 19 de fevereiro.

Siga as atualizações no facebook da Vissaium XXI.