Formação Sanidade vegetal

Boas práticas agrícolas: estruturas de retenção para reduzir o escoamento

A instalação controlada e manutenção de estruturas de retenção contribuem muito positivamente para reduzir o escoamento em sua parcela agrícola.

〈 20/02/2021 〉

Tanto na gestão da sua exploração agrícola como no desenvolvimento do seu trabalho quotidiano no campo, não deve estar atento apenas ao planeamento ótimo das suas colheitas, seja na seleção das colheitas mais adequadas ou na aquisição dos insumos de que necessita durante as várias fases de sementeira, germinação, crescimento e colheita.

Também será de extrema importância analisar a necessidade de realizar aquelas ações que possam ser úteis na preparação do solo agrícola para que ele ofereça o seu melhor desempenho, de forma eficiente e sustentável, e, sobretudo, em relação aos aspetos que visam a melhoria, sua proteção, reduzindo ao máximo os riscos de erosão ou contaminação das áreas vizinhas, devido ao escoamento da água de irrigação ou aos tratamentos fitossanitários aplicados.

Recomendamos a elaboração e implementação de algumas boas práticas relacionadas com a correta instalação de estruturas de retenção nas vossas parcelas, com base no conselho que apresentamos a seguir:

  • Em primeiro lugar, se o seu terreno tem um declive acentuado, será muito conveniente para você considerar a manutenção da vegetação dentro das valas existentes no terreno, para que possam realizar um trabalho adequado de retenção dos sedimentos arrastados, devido às chuvas e aos tratamentos aplicados nas zonas altas da bacia, favorecendo a proteção das zonas baixas.
  • Da mesma forma, considere também a criação de lagoas de retenção de água caso detete que o desvio e o acúmulo de recursos hídricos, permanente ou sazonalmente, são altos. Para isso, será necessário avaliar cuidadosamente a melhor localização e estrutura dessa estrutura de retenção, bem como sua manutenção periódica por meio da remoção do excesso de sedimento.
  • Além dessas duas primeiras medidas, considere colocar pequenos diques de contenção nas margens do seu terreno se quiser diminuir o movimento da água em sua cultura e, assim, aumentar o potencial de infiltração do solo.
  • Por fim, utilize estruturas de dispersão de água caso detete tendência à concentração de escoamento em áreas indesejadas de sua parcela, por meio da colocação de elementos permeáveis, como galhos ou pedras, visto que o objetivo destes é reduzir a concentração de água, não em usar como barragem de contenção.

Subscreva a nossa revista!