Apicultura Política Agrícola

Governo dos Açores dará “um forte impulso à apicultura nos Açores”, anuncia António Ventura

Foto: SRADR

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, que o Governo Regional, durante esta legislatura, dará “um forte impulso à apicultura nos Açores, incentivando a produção, a transformação e a comercialização de mel”.

〈 02/03/2021 〉

António Ventura falava após uma reunião com diversas associações da ilha Terceira sobre o Programa Apícola Nacional, onde defendeu que a “a apicultura é mais do que uma atividade económica”.

“A apicultura nos Açores representa uma importante atividade agrícola que, para além dos produtos que resultam da exploração das abelhas, designadamente, o mel, cera, pólen, própolis, geleia real e veneno, também contribui para a proteção ambiental, para a preservação da biodiversidade e para a melhoria das produções agrícolas e florestais, através da importante ação polinizadora das abelhas produtoras de mel”, frisou.

“Importa referir que as abelhas são responsáveis pela polinização de mais de 30% da produção mundial de alimentos”, acrescentou.

O responsável pela pasta da Agricultura adiantou ainda ser intenção do atual Executivo rever o Plano Estratégico para a Apicultura, assim como proceder á alteração do Decreto Legislativo que cria o Regime Jurídico da atividade apícola e da produção, transformação e comercialização de mel na Região Autónoma dos Açores.

“Vamos também planear uma política comercial e de marketing e envolver o Laboratório de Regional de Veterinária e a Universidade dos Açores para a realização de análises polínicas, físico-químicas e sensoriais do mel”, disse ainda.

António Ventura anunciou igualmente a intenção de “plantar em espaços públicos espécies melíferas, de coordenar ações de sensibilização com as escolas, promover ações de formações para técnicos e apicultores, rever o Caderno de Especificações do mel DOP e prever a sanidade apícola”.

“Para o Governo dos Açores, a apicultura assume uma importante atividade multifuncional que interessa potenciar no futuro dos Açores”, terminou.

» Informação avançada pelo Governo dos Açores.