EMPRESAS & PRODUTOS Hortofruticultura

TROPS abriu o armazém de Tavira nesta campanha

Para dar resposta ao seu crescimento em Portugal TROPS abriu o armazém de Tavira nesta campanha

〈 06/03/2021 〉

A TROPS é uma Organização de Produtores sediada em Málaga (Espanha), cuja ligação a Portugal remonta a 2012 com o primeiro associado português. Entretanto o número já vai nas seis dezenas, com uma área aproximada de 700 hectares, o que levou a empresa a investir num armazém em Tavira, que abriu nesta campanha.

A TROPS – SAT 2803 – é uma Organização de Produtores sediada em Málaga (Espanha) e especializada em Abacate e Manga, afirmando-se como um dos principais operadores da Península Ibérica do sector agroalimentar com objetivo de proporcionar a maximização das rentabilidades das explorações agrícolas a curto, médio e longo prazo numa base ambientalmente sustentável.

Graças à sua equipa e experiência de mais de 40 anos dos associados (mais de 3000), hoje a TROPS opera nos principais mercados internacionais, sempre focados na qualidade e excelência dos seus produtos, com volumes de comercialização que já superam as 50 mil toneladas de subtropicais (abacate e manga).

Para dar resposta ao seu crescimento em Portugal e apoiar os associados com maior proximidade física, em 2017 foi criada uma sucursal portuguesa, culminando com a abertura de um armazém em Tavira nesta campanha.

A ligação da TROPS a Portugal remonta a 2012 com o primeiro associado português. Entretanto no Algarve o número já vai nas seis dezenas, com uma área aproximada de 700 hectares.

Quanto a produções, nos dois últimos anos contabilizaram-se volumes na ordem das duas mil toneladas, perspetivando-se nesta campanha atingir as quatro mil toneladas.

A previsão da empresa é crescer nos próximos anos, tanto em produção como em número de agricultores, e em breve iniciar a Fase II do projeto com o aumento de 3700 m2 adicionais e a instalação de maquinaria para fazer calibragem da fruta.

Fruta produzida na Península Ibérica tem aceitação muito boa na Europa

Ainda sobre a produção de abacate em Portugal, na ótica da TROPS, “estando a cultura bem adaptada ao clima do Algarve e respeitando as condicionantes na instalação do pomar, não apresenta grandes obstáculos e do ponto de vista fitossanitário praticamente não requer tratamentos”. Já a diferença entre o abacate português e espanhol “está apenas na origem, uma vez que as variedades e porta-enxertos utilizados são os mesmos e ao produzir com base nas recomendações dadas pelo departamento técnico, é possível produzir um fruto de alta qualidade independentemente do local onde é produzido”.

Relativamente ao mercado, a TROPS trabalha essencialmente para a Europa, onde tem uma quota de 7%. Sustenta que a fruta produzida na Península Ibérica tem uma aceitação muito grande, pois derivado à proximidade, permite garantir consistência na qualidade, característica bastante valorizada pelos mercados e consumidores europeus.

Um vasto conjunto de vantagens para o produtor

A TROPS considera que o produtor tem um conjunto e vantagens em ser seu associado, desde logo por “pertencer à empresa líder em produção e comercialização de abacate com presença nos mercados internacionais da Europa, EUA, África e Ásia há mais de 40 anos, com uma infraestrutura técnica na vanguarda a nível mundial”.

Outra mais-valia apontada é beneficiar dos projetos de investigação desenvolvidos em parceria com as mais conceituadas instituições, além de ter uma garantia financeira e assegurar a venda de 100% da sua produção, obtendo um preço por quilo em função da qualidade e tamanho da fruta entregue, tendo acesso a informações de mercado e preços.

O associado também tem a possibilidade de aceder a formação contínua através de cursos, visitas de campo e assessoria técnica personalizada, por uma equipa de engenheiros agrónomos de reconhecido prestígio internacional, com elaboração de planos de fertilização, gestão de rega (…)

Todos os sócios têm acesso à plataforma digital TROPS, à qual podem aceder através da web ou através da aplicação TROPS Sócios, onde podem consultar em tempo real todo o tipo de informação relevante, como os quilos entregues e os resultados das classificações da fruta.

Investimento recente para aumentar a oferta de fruta ‘Ready to Eat’

Para além da recente abertura do armazém de Tavira, a TROPS inaugurou também há pouco tempo um novo armazém em Motril e a construção de instalações de maturação, “únicas no mundo”, de origem alemã e holandesa, junto ao armazém principal em Vélez-Málaga que permitirão aumentar a oferta de fruta ‘Ready to Eat’.

Artigo completo publicado na edição impressa de janeiro 2021.