Sanidade vegetal Vinha & Vinho

A escoriose (𝑷𝒉𝒐𝒎𝒐𝒑𝒔𝒊𝒔 𝒗𝒊𝒕𝒊𝒄𝒐𝒍𝒂)

A escoriose (Phomopsis viticola), é uma doença que provoca fendilhamentos mais ou menos profundos nos entrenós da base dos pâmpanos, podendo conduzir à desnoca e ao deficiente abrolhamento dos gomos da base das varas e talões (ver fotos).

〈 08/03/2021 〉 

Se houver inóculo na vinha e ocorrerem condições climáticas favoráveis (chuva), as infeções da doença dão-se logo na fase inicial do ciclo vegetativo.

Caso o Sr. Viticultor tenha observado, na campanha anterior ou durante a poda, os sintomas acima descritos deverá adotar uma das seguintes estratégias de proteção:

efetuar um único tratamento quando a vinha apresentar 30 a 40% dos gomos no estado fenológico D (saída das folhas), usando um fungicida simples: azoxistrobina ou as misturas de folpete + fosetil de alumínio, azoxistrobina + folpete, metirame + piraclostrobina e ditianão + fosfonatos de potássio;

ou

efetuar dois tratamentos, o primeiro igualmente no estado fenológico D (saída das folhas) e o segundo quando a vinha apresentar 30 a 40% dos gomos no estado fenológico E (folhas livres), utilizando qualquer dos seguintes fungicidas: enxofre, folpete, mancozebe, metirame ou as misturas de metirame + piraclostrobina e ditianão + fosfonatos de potássio.

No caso de efetuar dois tratamentos deverá escolher fungicidas pertencentes a famílias químicas diferentes e ter em atenção o número máximo de aplicações permitidas por ano.

Botriosferiose

A botriosferiose (Botryosphaeria spp.), é uma doença que provoca cloroses entre as nervuras, que se transformam em necroses, de coloração uniforme em toda a sua superfície. Nas parcelas onde se tenham observado sintomas no ano anterior, e em situações de elevado risco de infeção, recomendamos efetuar um único tratamento quando a vinha apresentar gomos nos estados fenológicos C (ponta verde) / D (saída das folhas), usando um fungicida à base de difenoconazol.

Os fungicidas homologados para a cultura da vinha, devem ser consultados no site da DGAV: SIFITO- Sistema de Gestão das Autorizações de Produtos FitofarmacêuticosSifito (dgav.pt).

Devendo o Sr. Agricultor contactar a Estação de Avisos para qualquer esclarecimento adicional.

Circular 02 Régua, 8 março 2021 ESTAÇÃO DE AVISOS DO DOURO.

Artigo relacionado: 

Circular nº 02 de 2021, da Estação de Avisos de Entre Douro e Minho