Floresta

Eucaliptos: “Os resultados no terreno têm sido muito bons”

Proprietários confirmam eficiência do Programa Premium da Navigator na assessoria à gestão de povoamentos de eucalipto.

〈 12/03/2021 〉

Vítor Frias é um dos proprietários florestais que beneficiou da assessoria dos técnicos da The Navigator Company, ao abrigo do Programa Premium desenvolvido por aquela empresa, para dar resposta às dúvidas e problemas que existem sobre os povoamentos de eucalipto. Quando decidiu replantar alguns dos seus eucaliptais, o produtor de Alquerubim, no concelho de Albergaria-a-Velha, não hesitou em recorrer ao programa. “Já vai para dois anos que tenho tido o apoio do RAIZ e da Navigator, e os resultados no terreno têm sido muito bons”, afirma à “Produtores Forestais”.

Os eucaliptais para os quais pediu o apoio técnico especializado têm dois e três hectares, mas o produtor está ciente que, não importa a dimensão, boa parte do sucesso da exploração está no trabalho feito a montante. “A preparação do terreno é muito importante. E o programa dá-nos uma ajuda a definir quais as melhores árvores, qual o adubo que se há de lá pôr… Até agora tenho tido bons resultados. A Navigator tem sido uma boa ajuda”, afiança Vítor Frias. Desde a submissão do pedido, à visita e à apresentação das possíveis soluções, o processo foi feito, nas palavras deste proprietário, de forma “eficiente”.

Eucaliptal renovado no Montijo

Vítor Frias não é exemplo único das soluções feitas à medida no Programa Premium Navigator. Mais a sul, na freguesia de Canha, no Montijo, Luís Mira da Silva e o primo, Bernardo Barahona, recorreram a esta assessoria quando decidiram reestruturar a propriedade do Areeiro. “Quando, há cerca de dois anos e meio, eu e o meu primo assumimos a gestão da propriedade – que no total tem mil hectares –, a exploração tinha uma área substancial de montado de sobro com pinho e uma área de cerca de 500 hectares de eucalipto em fim de vida. A nossa opção foi converter 370 hectares para culturas de regadio e renovar o eucaliptal no resto da área”, explica Luís Mira da Silva.

“A melhor forma de atuar é encontrar empresas que nos deem apoio técnico na área em que são especialistas”, admite o produtor agroflorestal Luís Mira da Silva.

Foi para os 110 hectares de eucaliptal novo que recorreram ao apoio técnico da Navigator. A primeira visita ao local foi feita em novembro de 2019, decorrendo a plantação em fevereiro e março de 2020. “A agricultura, nesta dimensão, é cada vez mais especializada e é impossível ser-se especialista em dez ou 15 áreas diferentes. Para mim, a melhor forma de atuar é arranjar empresas que nos deem apoio técnico na área em que são especialistas. Sozinho, eu saberia lá quais os clones a utilizar ou o tipo de fertilização que fizemos!”, admite Luís Mira da Silva, que destaca ainda o apoio técnico que tem recebido ao longo do ano, nomeadamente ao nível da fitossanidade da plantação.

Assessoria gratuita com soluções de gestão

Qualquer proprietário pode recorrer ao Programa Premium da Navigator. Destinado a plantações de eucalipto, este fornece apoio gratuito, bastando para isso submeter um pedido através do e-mail premiumflorestal@thenavigatorcompany.com. Após a visita técnica à propriedade, o proprietário recebe depois um relatório com a descrição do problema e possíveis soluções e indicações técnicas de gestão. A aplicação das soluções propostas é responsabilidade do proprietário, que continuará a beneficiar do apoio técnico do programa.