Grande Entrevista

❝ Maior eficiência, agilidade, inovação e as novas tecnologias associadas ao setor cooperativo, são cruciais nos nossos dias

Firmino Cordeiro

A Globalcoop – Cooperativa Agrícola Transnacional, CRL foi criada em 2011, no seio da AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, constituída por um conjunto de associados e membros séniores da AJAP.

〈 16/03/21 〉

Ciente de que a necessidade de maior eficiência, agilidade, inovação e novas tecnologias associadas ao setor cooperativo, são cruciais nos nossos dias, mas também de que não é fácil romper tabus e/ou procedimentos sedimentados neste setor, a AJAP lançou o desafio Globalcoop em todo o território do país.

Firmino Cordeiro, Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Mestre em Economia Agrária e Sociologia Rural pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa é atualmente Diretor-Geral da AJAP, tendo sido Presidente da Direção entre 2000 e 2012.

Desde longa data dirigente associativo, em várias associações de caráter local e regional, tendo assumido muitos outros cargos, mas é também Empresário Agrícola desde 1991, nas áreas de olival e amendoal em Trás-osMontes bem como em ovinos de leite na Beira Interior, além de sócio de uma empresa associada ao ramo agrícola em Moçambique.

Firmino Cordeiro foi um dos fundadores da Globalcoop – Cooperativa Agrícola Transnacional, sendo atualmente o presidente da direção e é nessa qualidade que nos explica melhor os objetivos da mesma.

Leia a entrevista completa na edição de março 2021.