Na primeira pessoa

❝ Água deve começar a ser gerida como um recurso circular ❞

João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática

〈 22/03/21 〉

“A água é um bem cada vez mais escasso e deve começar a ser gerida como um recurso circular. A circularidade do recurso tem de ser levada para dentro da gestão dos sistemas e da gestão industrial.

A importância de implementar um planeamento que inclua cadastro atualizado, mapeamento das intervenções, gestão de equipamentos a adquirir ou a substituir e a pesquisa de novas tecnologias para resolver problemas identificados. Implementar inteligência artificial para deteção preventiva de acidentes ou falhas, ou na deteção de afluências indevidas e focos de poluição através da análise de imagens de satélite.

Todas estas inovações estão já a ser testadas no terreno em vários países europeus e temos de as integrar nos nossos sistemas, fazendo uso dos apoios à digitalização que estão disponíveis.”

A água é cada vez mais escassa e o preço deve refletir essa escassez, sobretudo quando as fontes de água são cada vez menos e o investimento nas soluções passa unicamente pelo Estado e pela tarifa do cidadão. O preço é o sinal mais forte que temos a dar aos utilizadores da água no sentido de a usarem de forma mais parcimoniosa.

Estes são alguns dos temas que, certamente, beneficiam de um planeamento estratégico e de uma abordagem concisa por parte dos sistemas, sejam eles multimunicipais, intermunicipais ou municipais, sejam em alta ou em baixa. É esse planeamento que queremos encorajar, devidamente enquadrado pelo plano estratégico para o abastecimento de água e gestão de águas residuais pluviais para 2030.

O facto de a água ter começado a ser negociada em contratos futuros na bolsa de Nova Iorque, a partir de dezembro de 2020, é um reconhecimento da cada vez maior escassez de água que advém não só dos impactos as alterações climáticas, mas também do sobre consumo e da degradação da qualidade.

• Excerto da origem de uma intervenção na abertura do 15.º Congresso da Água, organizado pela Associação Portuguesa de Recursos Hídricos.


↓ Subscreva a nossa revista e adquira mensalmente outros artigos: