Apicultura Floresta

POSEUR abre candidaturas para apoiar prevenção e controlo da Vespa velutina

O Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) procedeu à abertura de candidaturas para ações de “Deteção e combate à espécie exótica invasora Vespa velutina”, com o prazo de candidaturas até dia 27 de maio de 2021.

〈 07/04/21 〉

Segundo o aviso (modificado no passado dia 19.03.2021 e que se anexa) este apoio destina-se a (1) entidades da Administração Pública Central e (2) Autarquias Locais e suas Associações. Outras entidades, como organizações não governamentais da área do ambiente e pessoas coletivas sem fins lucrativos (como organizações de apicultores) também podem ser elegíveis, desde que em parceria com as entidades anteriormente identificadas.

Esta medida pretende “apoiar ações de prevenção e controlo dos impactos da espécie exótica invasora Vespa velutina (vespa asiática) sobre os ecossistemas e, em particular, sobre os serviços de polinização por eles suportados. Para tal, importa dotar as entidades responsáveis por este tipo de ações, dos instrumentos e equipamentos necessários para esse efeito e apoiar o desenvolvimento de técnicas inovadoras, devidamente ensaiadas e testadas, para a deteção e o combate a esta espécie exótica invasora”.

Todas as ações a apoiar deverão obrigatoriamente ter em conta o “Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal”, disponível no portal do ICNF.

Consulte o Aviso.