EMPRESAS & PRODUTOS Hortofruticultura

Mercadona aposta no morango nacional

A Mercadona mantém uma relação próxima com o setor primário português e aposta nos morangos nacionais, tendo adquirido à Sudoberry 150 toneladas em 2020. Com o lema “Em Portugal somos portugueses”, a Mercadona tem vindo a colaborar com mais de 300 fornecedores nacionais.

〈 07/04/21 〉

A Mercadona procura oferecer aos “Chefes” os melhores produtos e, para isso, conta com fornecedores especialistas que garantam sempre a melhor qualidade, desenvolvendo relações de proximidade e de benefício mútuo, dentro de uma Cadeia Agroalimentar Sustentável.

Assim, a empresa iniciou a colaboração com a Sudoberry, fornecedor especialista de frutos vermelhos, à qual comprou mais de 150 toneladas de morangos em 2020, quantidade que prevê aumentar ao longo do presente ano, reforçando assim a sua aposta no setor primário. Esta parceria teve início em 2019 e, desde então, este produto de origem portuguesa encontra-se à venda nas lojas da cadeia de supermercados em Portugal.

Os morangos nacionais da Mercadona provêm do litoral Alentejano, beneficiando do clima ameno e da proximidade marítima para obter a melhor qualidade e possibilitando a produção entre janeiro e outubro, tanto em estufas como em campo aberto.

Preparação dos morangos para envio para a Mercadona, em embalagens recicladas e recicláveis.

Além disso, as embalagens nas quais se encontram os morangos são recicláveis e elaboradas com material reciclado, uma preocupação conjunta da Mercadona com os seus fornecedores, como parte do compromisso da empresa de reduzir os plásticos dentro da sua Estratégia 6.25.

Com o lema de que “Em Portugal somos portugueses”, a Mercadona tem vindo a colaborar com mais de 300 fornecedores nacionais e a apostar num relacionamento estável, baseado na transparência e no compromisso a longo prazo.

O trabalho realizado em conjunto com o setor primário permite à empresa criar um projeto comum, fruto do desenvolvimento da Cadeia Agroalimentar Sustentável da Mercadona, baseado na estabilidade, produtividade e diálogo, com o objetivo de promover o crescimento partilhado e sustentável.

Susana Ferreira, Responsável de Vendas e Logística da Sudoberry, comenta: “A nossa parceria iniciou em 2019, quando fomos contactados pelo Departamento de Compras da Mercadona e, mais precisamente, o primeiro envio foi a finais do mês de junho. Temos crescido como produtores juntamente com a Mercadona, o que nos deixa muito contentes, colaborando com produto português para as suas lojas e assegurando o melhor nível de qualidade do produto para os clientes.”

Pedro Barraco, Diretor de Relação com o Setor Primário da Mercadona Portugal, refere que: “É necessário estar cada vez mais próximos do Sector Primário, através de um diálogo constante, a transparência e o trabalho conjunto, o que nos permite planificar melhor todos os processos. Envolver os nossos fornecedores nesta visão geral de Cadeia Agroalimentar Sustentável permite-nos criar assim uma relação estável e de compromisso a fim de obter o melhor produto para o nosso ‘Chefe’.”