Inovação Investigação Tecnologia

A EUSPA lança um convite à apresentação de propostas do programa Horizonte Europa para transformar a economia digital, aumentar a resiliência da União e apoiar o Pacto Ecológico

〈 12/11/2021 〉

O primeiro convite à apresentação de propostas do programa Horizonte 2020 gerido pela Agência da União Europeia para o Programa Espacial (EUSPA) está agora aberto à apresentação de propostas.

Com um orçamento global de 32,6 milhões de EUR, o convite à apresentação de propostas tem por objetivo o desenvolvimento de aplicações inovadoras a jusante que tirem partido dos dados do Programa Espacial da UE, nomeadamente Galileo, EGNOS e Copernicus. A data-limite para a apresentação de propostas é 16 de fevereiro de 2022.

O Horizonte Europa é o principal mecanismo de financiamento da UE que facilita a colaboração e reforça o impacto da investigação e inovação na formulação, no apoio e na execução de políticas da UE, respondendo ao mesmo tempo a desafios globais. Mantendo-se fiel à sua missão, linking space to user needs (ligar as tecnologias espaciais às necessidades dos utilizadores), a EUSPA tirará partido deste instrumento para estimular a investigação operacional do Programa Espacial da UE e promover a criação de soluções comerciais de valor acrescentado que contribuam para as políticas e prioridades da União. O convite à apresentação de propostas incide sobre os três domínios que se seguem:

Aplicações do EGNSS e do Copernicus que promovam o Pacto Ecológico Europeu, orçamento total: 14 milhões de EUR

A União Europeia fixou o objetivo de se tonar no primeiro continente a alcançar a neutralidade climática até 2050, no entanto o programa Espacial da UE promete desbloquear desafios e ajudar a União a melhorar o seu desempenho na luta contra as alterações climáticas. Desde ajudar a reduzir as emissões de CO2 até ao combate da exploração madeireira ilegal e o seguimento de derrames de petróleo, o Galileo, o EGNOS e o Copernicus são um recurso decisivo da União Europeia para cumprir o seu ambicioso Pacto Ecológico. As propostas apresentadas no âmbito deste tópico deverão incidir sobre o desenvolvimento de aplicações inovadoras que apoiem os objetivos do Pacto Ecológico e utilizem dados do Galileo, EGNOS e Copernicus.

Aplicações EGNSS para segurança e gestão de crises, orçamento total: 9,3 milhões EUR

As sinergias entre observação da Terra e navegação são cruciais para a preparação, resposta, recuperação e atenuação de catástrofes naturais. Se, lamentavelmente, ocorrerem incêndios, inundações ou terramotos, o acesso a locais precisos e a informações geoespeciais atualizadas são fundamentais para dar uma resposta eficaz à gestão de catástrofes. Este domínio procura desenvolver soluções inovadoras baseadas no Galileo e EGNOS que aumentarão a resiliência da União e ajudarão a prestar uma melhor proteção aos cidadãos. As propostas apresentadas no âmbito deste tópico deverão complementar os produtos fornecidos pelos serviços de gestão de emergências e de segurança do Copernicus e sensibilizar para as vantagens de usar o EGNSS e o Copernicus para a gestão de riscos em situações de emergência e de catástrofe e o EGNSS para cronometria e sincronização para infraestruturas críticas.

Aplicações EGNSS para a era digital, orçamento total: 9,3 milhões EUR

Este domínio visa acelerar a adoção do Galileo e do EGNOS nos mercados de massas e profissionais e a implantação de aplicações com características inovadoras, tais como melhor resistência multicircuito, autenticação, entre outras. As propostas que abordem este tópico deverão maximizar os benefícios públicos, apoiando o desenvolvimento de aplicações que abordarão os desafios sociais prementes em domínios como a saúde, a segurança e proteção dos cidadãos, a mobilidade e a economia da partilha.

Incentiva-se vivamente a utilização de outras componentes espaciais como o Copernicus em todos os tópicos. Ademais, as soluções podem integrar outras tecnologias não espaciais, tais como IdC, megadados, inteligência artificial, drones, 5G, realidade aumentada/mista, etc.

As informações analíticas sobre os convites à apresentação de propostas podem ser consultadas no nosso sítio Web. Incentiva-se os potenciais candidatos a participarem nas nossas primeiras Jornadas de Inovação Espacial a Jusante EUSPA a realizarem-se nos dias 8-9 de novembro de 2021, para ficarem a saber mais sobre o convite.