A Sogrape alcançou um marco significativo ao ser distinguida com a Certificação de Sustentabilidade concedida pela ViniPortugal. Este reconhecimento notável destaca o empenho contínuo da empresa em promover práticas responsáveis, representando uma etapa importante no âmbito do seu Programa Global de Sustentabilidade, Seed the Future.

O Referencial Nacional de Sustentabilidade do Setor Vitivinícola, criado pelo Instituto da Vinha e do Vinho e pela ViniPortugal, pretende ser um compromisso dos produtores nacionais face à produção sustentável e uma garantia da credibilidade e confiabilidade dos vinhos portugueses nos mercados internacionais.

Caracterizada pela sua abrangência nacional, inclusividade, simplicidade e credibilidade, a Certificação de Sustentabilidade do Setor Vitivinícola é um processo transparente e independente, que se baseia em auditorias realizadas por organismos de certificação acreditados. Nas auditorias é avaliada a gestão sustentável da organização, a quem é concedido o direito de utilizar um selo, demonstrando assim o compromisso dos produtores nacionais em relação à produção sustentável de vinhos de qualidade.

O referencial aborda todos os temas da sustentabilidade, distribuídos por 86 indicadores distintos em termos ambientais, sociais e económicos, tendo estado todas as áreas e mais de 30 instalações da Sogrape envolvidas numa rigorosa auditoria realizada pela empresa Certis.

De destacar as iniciativas de produção de energia fotovoltaica, gestão eficiente de recursos hídricos e conservação da biodiversidade, bem como a promoção de um consumo moderado e responsável de vinho e o apoio às comunidades locais. Para este resultado, foram igualmente importantes os investimentos da Sogrape em Investigação & Desenvolvimento e a colaboração continuada com instituições científicas de relevo.

“A sustentabilidade faz parte do nosso ADN e da nossa história e desde sempre que estamos empenhados em conduzir a nossa atividade de forma responsável, pensando no futuro e gerindo o nosso negócio com uma visão de longo prazo”, refere Mafalda Guedes, da quarta geração da família fundadora e Diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Sogrape.

A responsável acrescenta ainda que “esta distinção é o reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido na área da Sustentabilidade e no âmbito do programa Seed the Future, e dá-nos ainda mais motivação para continuarmos empenhados em sustentar o nosso planeta para as gerações vindouras e em garantir que o vinho e a sua cultura possam ser preservados para aqueles que nos sucedem.”