Agropecuária

Feira Gastronómica do Porco de Boticas

Caráter impulsionador e dinamizador é fator de diferenciação.

A Feira Gastronómica do Porco de Boticas acontece na vila barrosã desde 1998, no segundo fim de semana do mês de janeiro, oferecendo aos milhares de visitantes uma vasta oferta de produtos endógenos, experiências gastronómicas e atividades culturais.

As mais de duas décadas de experiência tornaram a Feira Gastronómica do Porco num certame de renome nacional e internacional, principalmente do outro lado da fronteira, pela proximidade geográfica com Espanha.

Em 2020, ano em que se assinala a 22ª edição do evento, todos aqueles que pretendam apreciar, adquirir e deliciarse com o que de melhor há e se faz no Concelho de Boticas e na região do Barroso são brindados com mais uma edição de feira. Assim, entre os dias 9 e 12 de janeiro, o Pavilhão Multiusos de Boticas é local de paragem obrigatória.

A Feira do Porco, evento organizado pelo Município de Boticas em conjunto com a empresa intermunicipal EHATB – Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso, tem vindo a conquistar um lugar de destaque entre os certames gastronómicos realizados no norte do país e na região do Alto Tâmega em particular, pelo caráter impulsionador e dinamizador que acarreta.

O incentivo ao investimento em atividades como a agricultura e pecuária que, em consonância uma com a outra, dão origem a alguns dos melhores produtos agropecuários da região, é um dos fatores que contribui para o sucesso da feira.

Entre o vasto leque de produtos com origem em Boticas encontra-se o fumeiro, os enchidos e o presunto, elementos diferenciadores deste território, classificado como Património Agrícola Mundial.

O segredo da qualidade daquilo que é vendido e consumido ao longo de todo o evento deve-se, em primeiro lugar, à forma como os produtos são confecionados, nomeadamente através de métodos e técnicas artesanais e, em segundo lugar, ao rigoroso controlo de qualidade a que são submetidos. Estes fatores conjugados são garantia de produtos de excelência, com caraterísticas únicas e sabor inconfundível. A Feira Gastronómica do Porco é a oportunidade perfeita para meia centena de produtores escoarem o resultado de um ano de trabalho árduo, mas ao mesmo tempo profícuo, tornando-se um rendimento extra importante para a maioria das famílias que se dedicam ao setor agropecuário e, consequentemente, à produção de fumeiro e enchidos.

À semelhança das edições anteriores, o certame conta com mais de três dezenas de stands de venda de produtos alimentares e artesanato.

Para ler na íntegra na Revista Voz do Campo, edição n.º 232 (dezembro 2019).

Adquira aqui a Revista ↵