Hortofruticultura Pequenos Frutos

‘Centrablue’ Nova variedade permite alcançar ‘janela’ comercial do final da estação

O lançamento da variedade de mirtilo rabbiteye (Vaccinium virgatum) ‘Centralblue’ é um dos mais entusiasmantes até à data, porque os frutos são grandes e doces e porque, devido ao seu amadurecimento extremamente tardio, possibilita aos produtores portugueses alcançarem a janela comercial de alto valor no final da estação.

Por estas razões a variedade está a tornar-se muito popular em Portugal, com o maior campo de ‘Centrablue’ da Europa (20 hectares) localizado perto da cidade do Porto. O Viveiro Multibaeies (França) é detentor de uma licença de propagação da ‘Centralblue’ no território europeu e, após anos de propagação por meios tradicionais (é uma variedade difícil de propagar) está a ser bem sucedido nas técnicas de cultura in vitro, pelo que os clientes vão beneficiar de plantas com a maior qualidade a partir do próximo outono.

O maior campo de ‘Centrablue’ da Europa (20 hectares) está localizado perto da cidade do Porto

Este padrão de qualidade é atingido após cumprimento do protocolo estabelecido pela Organização Europeia e Mediterrânica de Proteção de Plantas (OEPP sigla em inglês) e é o mais alto disponível (…).

Desenvolvimento deste e de outros artigos, na edição impressa da Revista Voz do Campo.