EMPRESAS & PRODUTOS Hortofruticultura

Matéria orgânica de qualidade é sinónimo de melhoria da fertilidade dos solos

A LIPOR, em parceria com a Agro.ges, promoveu um encontro de agricultores da região do Alentejo (Beja) com o objetivo de apresentar algumas temáticas com especial relevância no atual setor agrícola.

Registe-se que a Zona de Intervenção do Alqueva, inserida numa região fortemente dependente do regime de chuvas veio claramente transformar a agricultura da região. A área predominantemente constituída por sistemas tradicionais de sequeiro, dá lugar ao regadio permitindo que a agricultura da região se torne mais competitiva, rentável e consiga aumentar o peso dos produtos agrícolas no panorama nacional, quer pela manutenção das culturas agrícolas já existentes, quer pela instalação das novas culturas introduzidas, nomeadamente os frutos secos.

Professor Francisco Avillez, coordenador científico da Agro.ges fez uma apresentação do novo modelo da PAC pós 2020 e o seu impacto sobre as explorações frutícolas da região do Alentejo.

Assim, o Professor Francisco Avillez, coordenador científico da Agro.ges fez uma apresentação do novo modelo da PAC pós 2020 e o seu impacto sobre as explorações frutícolas da região do Alentejo. Sob responsabilidade da LIPOR esteve a organização do painel de suporte científico do NUTRIMAIS, com o professor Mário Carvalho da Universidade de Évora a abordar ‘A importância da aplicação do NUTRIMAIS nos solos da região’. Desta comunicação, e de acordo com a informação avançada pela LIPOR, pode concluir-se que a matéria orgânica de qualidade é sinónimo de melhoria da fertilidade dos solos e é instrumento indispensável na neutralidade carbónica. O teor de matéria orgânica do solo é o aspeto mais importante na melhoria das funções químicas, físicas e biológica de um solo; os “adubos orgânicos” são uma possibilidade extra de aumentar as adições que para além dos nutrientes principais possibilitam a incorporação de outros nutrientes.

Engª Filipa Teixeira, gestora comercial do NUTRIMAIS.

A gama NUTRIMAIS foi apresentada por Filipa Teixeira, gestora comercial do produto que focou a enorme importância da matéria sprima utilizada no processo de compostagem dos produtos comercializados: “não recebemos resíduos, mas sim matéria-prima de qualidade. O NUTRIMAIS é um produto de gama superior e com resultados comprovados” (…).

Desenvolvimento deste e de outros artigos, na edição impressa da Revista Voz do Campo.