Política Agrícola

Covid-19: Agricultores pedem que pagamentos da PAC sejam antecipados

O presidente da direção da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Eduardo Oliveira e Sousa, esteve esta quinta-feira no Palácio de Belém, onde transmitiu ao Presidente da República a situação que o setor atravessa em tempos de pandemia.

Presidente da República recebeu em Belém o presidente da direção da CAP “tendo sido discutida a situação atual” no setor, como refere uma nota publicada no site da Presidência da República, num momento em que o país está em Estado de Emergencia devido à pandemia Covid-19.

À saída do encontro com o chefe de Estado, Eduardo Oliveira e Sousa explicou que “as medidas de apoio à tesouraria [das empresas], de salvaguarda do emprego, têm de ser adequadas ao setor agrícola, onde por exemplo a questão do ‘lay off’ se vai aplicar muito pouco“, alertou.

“Por isso mesmo têm de ser tomadas sobre a agricultura medidas muito especificas”, reforçou.

Lembrando que “a Política Agrícola Comum (PAC) é um instrumento muito importante para os agricultores”, o dirigente informou que já pediram “a antecipação do pagamento das ajudas” e, disse, “parece que o assunto está a ser devidamente equacionado“.

“Muito provavelmente será necessário pedir uma ajuda ao Estado para antecipar esse pagamento e ser o próprio Estado a ser ressarcido pela UE na altura própria”, referiu Eduardo Oliveira e Sousa, em declarações aos jornalistas à saída de Belém.

Fonte: Notícias ao Minuto

A Agricultura Não Para: CAP lança serviço de apoio aos Agricultores