Hortofruticultura

Área de batata abaixo dos 20 mil hectares

Previsões agrícolas do INE: Área de batata abaixo dos 20 mil hectares

As plantações tardias de batata de regadio foram dificultadas pela precipitação de Abril, sendo que em algumas zonas foi necessário fazer replantações, divulga assim o Instituto Nacional de Estatística (INE) no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Maio de 2020.

Depois de alguma hesitação inicial dos produtores em definir a extensão da área a plantar, provocada quer pelo impacto da situação de emergência sanitária, quer pelos baixos preços de mercado (no primeiro trimestre o preço médio da batata no produtor foi 36% inferior ao registado no período homólogo), observou-se um aumento da procura de batata-semente, que o mercado já não foi capaz de satisfazer.

Os técnicos do Instituto Nacional de Estatística estimam uma diminuição de 5% na batata plantada, que poderá ficar aquém dos 20 mil hectares.

De salientar que a pressão das doenças criptogâmicas sobre esta cultura, em particular do míldio, aumentou bastante com as condições climatéricas de Abril, obrigando a uma intensificação dos tratamentos fitossanitários.

Abril quente e muito chuvoso

O mês de Abril caracterizou-se, em termos meteorológicos, como quente e muito chuvoso. A temperatura média do ar, 13,9 ºC, registou uma anomalia positiva de 0,8 ºC face à normal 1971-2000, sendo que em sete dias do mês a média das temperaturas máximas ultrapassou os 20 ºC. Quanto à precipitação, o valor médio de 117,1mm corresponde a 148% da normal (1971-2000), sendo de destacar o Centro e o Alto Alentejo (principalmente no interior) como as zonas que apresentaram maiores desvios positivos face à normal.