EMPRESAS & PRODUTOS Evento realizado Hortofruticultura Internacional

World Fresh Forum vai realizar-se entre 13 e 16 de outubro

A 12ª edição da Fruit Attraction receberá, pelo quarto ano consecutivo, o WORLD FRESH FORUM: um espaço para negócios e networking institucional para aproveitar oportunidades na China, Japão, Estados Unidos, Índia e Emirados Árabes Unidos vai realizar-se na Fruit Attraction LIVEConnect, de 13 a 16 de outubro de 2020.

• Organizado pela Secretaria de Estado do Comércio, ICEX, FEPEX e IFEMA

• Para assistir às sessões é necessário criar um perfil profissional na plataforma Fruit Attraction LIVEConnect, com o código de convite: FA200000003PE

O primeiro dia, terça-feira, 13 de outubro, será dedicado ao mercado da China. O mercado de frutas na China está em pleno crescimento e a capacidade de produção agrícola em expansão significativa, com aumento de 15% no período 2012-2017 e crescimento médio de 2,8%. As exportações espanholas para a China cresceram a uma taxa média de 146,38% nos últimos 4 anos, passando de apenas 1,3 milhões de euros em 2014 para mais de 49 milhões de euros em 2018. Atualmente, a Espanha tem protocolos em vigor para a exportação de citros (laranja, limão, tangerina e toranja), frutas de caroço (pêssegos, nectarinas, paraguaios e ameixas) e, desde novembro de 2018, também para uvas de mesa.

Nesta sessão, serão abordados temas como “Condições regulatórias de acesso ao mercado chinês: MAPA + SEC” com Miguel Ángel Martín, subgerente geral do MAPA, e Daniel Cascales, subgerente geral de Bens do MINCOTUR. A segunda apresentação inclui o tema “Oportunidades para o setor hortofrutícola no mercado chinês”, de Aitor Mate, Conselheiro Económico e Comercial da Espanha em Cantão, importador / distribuidor selecionado pela OFECOME.


Na quarta-feira, 14 de outubro, a conferência terá como foco o Japão e os Estados Unidos. Pela manhã será realizada a reunião de negócios relacionada ao Japão. O mercado de frutas no Japão está crescendo, apesar da pandemia. Além disso, o Acordo de Livre Comércio entre a UE e o Japão abre novas oportunidades para as empresas do setor que serão analisadas nesta sessão. Isso abre uma etapa que oferece oportunidades de grande potencial para a exportação de frutas com protocolos já firmados. É essencial conhecer totalmente o funcionamento do setor e as demandas específicas dos importadores de frutas. Tudo isso será analisado pelos chefes de Administração, tanto o MAPA como o MINCOTUR e o OFECOME da Espanha em Tóquio e os importadores que participarão do Webinar.

A conferência abordará as “Condições regulatórias de acesso ao mercado japonês: MAPA + MINCOTUR”, com Miguel Ángel Martín, gerente geral adjunto do MAPA, e Daniel Cascales, gerente geral adjunto do MINCOTUR, bem como sobre “Oportunidades para o setor de frutas e vegetais em mercado japonês ”, com a participação de Fernando Hernández, Conselheiro Económico e Comercial da Espanha em Tóquio, e um importador / distribuidor selecionado pelo OFECOME.

À tarde será realizado o encontro com os Estados Unidos. O mercado de frutas nos Estados Unidos está em plena expansão, dentro da tendência mundial de maior demanda pelo produto. É imprescindível aprofundar a operação do setor para que seja analisado nas mãos dos responsáveis ​​pela Administração, tanto do ponto de vista regulatório, quanto do ponto de vista da promoção comercial a cargo dos Escritórios Económicos e Comerciais da Espanha em Washington DC e New York respetivamente, e os importadores que participarão da sessão.

A conferência abordará as “Condições regulatórias para o acesso ao mercado dos Estados Unidos”, de Miguel Ángel Martín, Subdiretor Geral do MAPA, e José Luis Kaiser, Conselheiro Económico e Comercial, Chefe da Espanha em Washington DC. A seguir, serão analisadas as “Oportunidades para o setor de frutas e vegetais no mercado dos Estados Unidos”, com Jeffrey Shaw, chefe do Departamento de Promoção de Alimentos do Economic and Commercial Office of Spain em Nova York, que discutirá com o importador / distribuidor selecionado pelo OFECOME.


O quarto dia, quinta-feira, 15 de outubro, será dedicado aos Emirados Árabes Unidos. O mercado de frutas dos Emirados Árabes Unidos está crescendo, apesar da pandemia. Considerada uma porta de entrada em toda a Península Arábica, possui uma classe média cada vez mais poderosa e expatriados que valorizam produtos de qualidade e com uma demanda crescente por produtos orgânicos. Durante o dia, as especificações deste mercado serão conhecidas, pela mão dos responsáveis ​​do MAPA, MINCOTUR e OFECOME de Espanha nos Emirados Árabes Unidos.

A sessão abordará o colóquio “Condições regulatórias para o acesso ao mercado dos Emirados Árabes Unidos: MAPA e MINCOTUR”, com Miguel Ángel Martín, subdiretor geral do MAPA e Daniel Cascales, Subdiretor Geral de Bens do MINCOTUR; e “Oportunidades para o setor de frutas e vegetais no mercado dos Emirados”, com Julieta Casanovas, Adido Comercial da Espanha em Dubai, e um importador / distribuidor selecionado pela OFECOME.


Na sexta-feira, dia 16 de outubro, último dia, será dedicado ao mercado da Índia. O mercado de frutas na Índia está crescendo, apesar da pandemia. A Índia possui um marco regulatório complexo e altamente protecionista que, no entanto, oferece nichos de oportunidade para o nosso setor de frutas e hortaliças, que serão analisados ​​em detalhes nesta sessão pelo MAPA como MINCOTUR e OFECOME da Espanha em Nova Delhi e os importadores que participaram no Webinar.

O primeiro tema será tratado em torno das “Condições regulatórias para o acesso ao mercado indiano: MAPA + SEC”, com Miguel Ángel Martín, subgerente geral do MAPA, e Daniel Cascales, subgerente geral do MINCOTUR. A segunda apresentação inclui o tema “Oportunidades para o setor de frutas e vegetais no mercado indiano”, com Regina Sancha, Conselheira Econômica e Comercial, chefe da Espanha em Nova Delhi, e um importador / distribuidor selecionado pela OFECOME.

Todas as conferências serão abertas por Raúl Calleja, diretor da Fruit Attraction, e María Naranjo, diretora de Alimentos, Vinhos e Gastronomia do ICEX, e ao final haverá um debate em cada um dos encontros.

Organizado pela IFEMA e FEPEX Fruit Attraction, comemora sua primeira edição de telepresença na história, que reúne toda a comunidade hortofrutícola mundial por meio de uma nova e avançada plataforma tecnológica: Fruit Attraction LIVEConnect. Fruit Attraction LIVEConnect estará operacional a partir de 1 de outubro de 2020 ao longo do mês através do Mobile App, e com todas as funcionalidades da Web, para gerar milhares de novas oportunidades de negócios.

→ Página oficial do evento: https://www.ifema.es/fruit-attraction