Certificação EMPRESAS & PRODUTOS Hortofruticultura

Esta é uma oportunidade para definir uma estratégia de valorização para os produtos dos Açores

Valter Rebelo define-se como um empreendedor que iniciou a atividade agrícola ainda muito novo, de certa forma influenciado pelo seu pai, também ele agricultor.

Ao longo dos últimos 20 anos o produtor tem evoluído no sentido de acompanhar as tendências de mercado, tendo sido um dos maiores produtores de tabaco na Ilha de S. Miguel durante 18 anos, com uma área de produção de aproximadamente 15 hectares.

Por inexistência de mercado para o tabaco, o produtor adaptou toda a sua área à produção de culturas como batata, batata-doce, melancia, meloa, alho, amendoim, entre outras, mas em menor escala, totalizando 40 hectares onde emprega 10 funcionários a tempo inteiro. As características das parcelas na região dificultam a mecanização das operações culturais e consequentemente originam um aumento dos custos de produção.

O produtor é membro do Clube de Produtores Continente – Açores, para onde é canalizada grande parte da sua produção. No período atual, fruto da pandemia e à semelhança de outros produtores de batata na região, Valter Rebelo tem sentido uma grande dificuldade em escoar a produção, com uma média de 100 toneladas colhidas semanalmente e sem destino à vista. Apesar do investimento em infraestruturas de conservação pós colheita, a capacidade de armazenamento deste produtor é ainda inferior ao necessário, tendo em conta a área de produção que foi planeada para um ano dito “normal” de consumo e que na realidade acabou por não acontecer.

Apesar dos desafios do momento, o produtor mantém-se resiliente e com os olhos postos no futuro. Acredita que este é um momento de aprendizagem, de reestruturação mas também uma oportunidade para definir uma estratégia de valorização para os produtos dos Açores. Neste sentido, está em processo de certificação Globalgap e a definir uma posição no mercado através da criação de uma imagem fresca e dinâmica da empresa.



Outros artigos relacionados:

“Sem saber, há muito que a Terra Verde dotava os agricultores de ferramentas para fazer face à situação que vivemos atualmente”

“Toda a produção de café deste ano foi exportada para o Alasca”

“Cultura da pitanga tem crescido de forma gradual”

“Momento atual é um verdadeiro desafio para os produtores açorianos”

“Maracujá dos Açores S. Miguel (DOP) pode atingir mercados muito interessantes”