Bio EMPRESAS & PRODUTOS

Syngenta Group adquire a empresa Valagro líder em produtos biológicos

Syngenta Group anuncia a aquisição da Valagro, empresa líder em produtos biológicos, por sua unidade de negócios Syngenta Crop Protection.

O investimento posiciona a Syngenta Crop Protection como uma das principais empresas globais preparadas para moldar o mercado de produtos biológicos em rápido crescimento, que deve quase dobrar de tamanho nos próximos cinco anos. A Valagro continuará a operar como uma marca independente no mercado de negócios Syngenta Crop Protection.

Valagro é líder de mercado na produção de produtos biológicos inovadores, com um CAGR de 10% de 2009-2019 e uma receita aproximada de 175 milhões de dólares em 2019. A empresa destacou-se por aproveitar o poder da natureza para fornecer soluções inovadoras e eficazes para a nutrição de cuidados das plantas. Com 40 anos de experiência, oferece a seus clientes um portfólio abrangente de culturas em produtos biológicos, com uma posição de liderança no mercado de bioestimulantes e nutrientes especiais. Com sede em Atessa, Itália, a Valagro atende clientes em todo o mundo com uma forte presença na Europa e América do Norte, bem como uma presença crescente na Ásia, incluindo China e LATAM. A Valagro tem mais de 700 funcionários, 13 subsidiárias e 8 locais de produção em todo o mundo, com um portfólio respaldado pelas melhores capacidades de P&D biológica, produção e comercialização.

Essa aquisição estratégica permite que a Syngenta Crop Protection construa um negócio de produtos biológicos líder mundial. Valagro tem uma forte posição comercial e de produção, bem como uma tecnologia líder da indústria e capacidade de pesquisa. O portfólio bem estabelecido da Valagro em bioestimulantes e nutrientes especiais complementará a linha atual de bioestimulantes e biocontroles da Syngenta Crop Protection, bem como o seu futuro com gamas de soluções biológicas. Biocontroles e bioestimulantes, soluções naturais para pragas, controle de doenças e melhoramento de safras, são cada vez mais importantes para os agricultores em todo o mundo em seus esforços pela produção agrícola sustentável.

Essa aquisição está totalmente alinhada com a estratégia da Syngenta Crop Protection de fornecer tecnologias alternativas e produtos complementares que permitam aos agricultores gerir as suas culturas de forma eficaz e sustentável, através do controlo de resistências, do reforço da saúde do solo e da redução dos resíduos nas culturas, respondendo às exigências dos consumidores.

Erik Fyrwald, CEO do Grupo Syngenta, afirma: “Estamos ansiosos por receber a equipa da Valagro no Grupo Syngenta. Esta aquisição evidencia as nossas ambições de crescimento nesta área e posiciona-nos como um dos principais atores no mercado global dos produtos biológicos. Este investimento também faz parte do nosso compromisso de investir 2 mil milhões de dólares para ajudar os agricultores a enfrentar os efeitos das alterações climáticas e melhorar a sustentabilidade agrícola no âmbito do nosso Good Growth Plan, Plano de Agricultura Sustentável”.

Giuseppe Natale, CEO da Valagro, afirma: “Há 40 anos que a nossa missão na Valagro tem sido trabalhar com a natureza para ajudar os agricultores a alcançar maior produtividade e culturas de melhor qualidade. Este acordo abrirá novas perspetivas de crescimento para o grupo Valagro em todo o mundo, anteriormente inimagináveis. Agora que fazemos parte de uma empresa com os recursos e a ambição da Syngenta Crop Protection, temos novas oportunidades para inovar e fornecer ainda mais alternativas aos agricultores e investir de forma ainda mais eficaz no futuro sustentável da agricultura”.

Jon Parr, Presidente global da Syngenta Crop Protection, refere: “Investimentos significativos em inovações como os Biológicos são necessários para proporcionar um futuro sustentável e ajudar os agricultores a trabalhar com um sistema alimentar em harmonia com a natureza. A Syngenta Crop Protection e a Valagro têm como base a inovação fundamentada na ciência e estão dispostas a colaborar, partilhar conhecimento e aproveitar mutuamente as suas competências. Ao promover o espírito e a cultura empreendedora da Valagro, impulsionados pela nossa escala e capacidade global, juntos podemos influenciar o futuro do mercado agrícola dos Biológicos “.

Os detalhes financeiros da transação não foram divulgados.

Consulte aqui o comunicado oficial.