Na primeira pessoa

” Atingir este ano o máximo histórico de 600 milhões de euros nas exportações de azeite “

Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura

“Portugal vai atingir, expectavelmente, o máximo histórico de 600 milhões de euros de exportação de azeite. Atualmente, Portugal produz 160% do azeite de que precisa e isto significa que temos uma capacidade de exportação muito grande.

É um valor fundamental para podemos diminuir o nosso défice comercial, o setor do olival e do azeite tem uma grande vitalidade e uma grande dinâmica, seja numa produção mais competitiva, no caso dos olivais intensivos, mas também numa produção mais tradicional.

Este setor agrícola é capaz de fixar pessoas nos territórios, não só na área que diz respeito à própria produção, mas depois também a setores ligados, como é o caso do turismo [e] da gastronomia.

Encontramo-nos a trabalhar com o setor, as universidades, os politécnicos, para garantir com toda a transparência a informação necessária para mostrar a vitalidade deste setor e aquele que é o seu contributo nestas três dimensões, para a valorização social, para o estímulo económico, mas também para a preservação dos valores ambientais.”

Extrato da comunicação realizada numa visita que efetuou à Herdade da Figueirinha, em S. Brissos, no concelho de Beja.


Artigo relacionado:

Ministra da Agricultura participou no início simbólico da campanha da azeitona 2020 – 2021