Hortofruticultura

Portugal estima produzir 36 mil toneladas de castanha

A Eurocastanea, a rede europeia de castanheiros reuniu online no início de outubro, reunindo cerca de 70 operadores dos setores da castanha de oito países.

De entre os vários temas abordados destaque para os números da produção para 2020, com Portugal a estimar que a sua produção venha a atingir 36 mil toneladas, com tamanhos médios e boa qualidade.

A produção está a desenvolver-se com a entrada no mercado de frutos de novos pomares. Em França, as previsões são otimistas para o sudeste do país e nem tanto para o sudoeste.

A colheita italiana admite-se que venha a ser 20 a 30% mais elevada do que a de 2019 na maioria das regiões, com o país a recuperar todo o seu potencial de produção.

A produção prevista para Espanha é de cerca de 28 mil toneladas, em défice devido a perdas relacionadas com a vespa das galhas do castanheiro. Finalmente, a Áustria está a ver a sua produção aumentar, com novos pomares gradualmente a entrarem em produção. Mas os seus volumes colhidos têm sido sempre muito mais baixos do que os de outros países produtores da UE.