Bio Hortofruticultura

Trianum protege e melhora a cultura do morangueiro desde o transplante

O fungicida biológico da Koppert melhora a absorção de nutrientes e protege a planta de doenças transmitidas pelos agentes patogénicos do solo

Os dias imediatamente após o transplante do morango são um momento chave para definir o crescimento e a saúde da planta para o resto do seu ciclo de vida. Nesses primeiros dias, a planta é frágil e precisa de ser protegida de agentes patogénicos do solo tais como Fusarium, Macrophomina phaseolina, Phytopthora, Sclerotinia, Rhizoctonia, ou Phytium, que transmitem doenças e podem causar graves perdas de produção. A primeira aplicação de TRIANUM® deve ser feita cerca de dez dias após o transplante com uma dose de 1 Kg/Ha.

Para proteger a cultura do morango de transplante, a Koppert recomenda a aplicação do fungicida biológico TRIANUM®, que contém uma estirpe híbrida do fungo Trichoderma harzianum, cuja principal caraterística é que se adapta rapidamente a todos os tipos de solo. A estirpe contendo TRIANUM® cresce numa vasta gama de temperaturas entre 8ºC e 34ºC e em solos com um Ph entre 4 e 8,5. Este fungicida biológico KOPPERT é 100% natural, não gera resíduos, não necessita de um período de segurança e está autorizado para utilização em agricultura biológica.

Escudo protetor

Após a aplicação, o fungo benéfico do TRIANUM® coloniza as raízes da planta e constrói muito rapidamente um escudo protetor que tem uma dupla função. Em primeiro lugar, o fungo melhora substancialmente a capacidade da planta de absorver nutrientes, ao mesmo tempo que impulsiona o desenvolvimento do sistema radicular. Em segundo lugar, o fungo alimenta-se de agentes patogénicos do solo que tentam aproximar-se da raiz, protegendo eficazmente a planta do risco de doença.

Por este motivo, Koppert recomenda que o primeiro tratamento com o fungicida biológico TRIANUM® seja realizado imediatamente após os transplantes de morango, com um claro objetivo preventivo. Nos últimos anos, foram obtidos excelentes resultados na área de Huelva, uma vez que a aplicação de TRIANUM® evita, na maioria dos casos, ter de realizar tratamentos de choque contra doenças. Além disso, ao melhorar a saúde geral da planta, verifica-se um aumento da produção e da qualidade dos frutos.

Mais informação sobre o produto AQUI.