Agroalimentar

Exportações agro-alimentares sobem em 2020

O Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia divulgou a evolução das exportações de produtos entre os meses de Janeiro e Agosto de 2020 em comparação com período homólogo de 2019.

Sem surpresa, observa-se uma queda generalizada das exportações em praticamente todas as categorias, com uma única excepção: a dos produtos agro-alimentares.

Em 2020, no período acumulado de janeiro a agosto, as exportações de mercadorias decresceram em valor -14,1% face a igual período do ano anterior (-5,6 mil milhões de euros), abrangendo todos os grupos de produtos à exceção do grupo “Agro-alimentares”, que aumentou 119 milhões de euros.

O setor agro-alimentar teve uma subida de 2,5% representando nos primeiros 8 meses do ano um total de 4,8 mil milhões de euros, passando a ser a segunda categoria de mercadorias portuguesas mais exportadas com uma quota de 14,1%, muito próxima das “máquinas, aparelhos e partes” (14,3%), superando os “materiais de transporte terrestre e partes” e a categoria dos “químicos”.

O mês de Agosto (último mês analisado) confirma e reforça a tendência com o setor agro-alimentar a aumentar as suas exportações em 10,6% comparativamente com Agosto de 2019.