O Estudo de Apoio à Definição de Qualificações para o Mundo Rural, que agora apresenta as suas conclusões, é resultado de um protocolo de colaboração estabelecido entre a CAP e a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (ANQEP), com a colaboração do Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) na sua operacionalização, e o apoio do POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

O Estudo identificou as competências chave e qualificações determinantes para o desenvolvimento do sector agrícola, para além de contribuir para a revisão crítica e atualização dos referenciais de qualificações existentes no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ).

PROGRAMA:

10h30 – Abertura –  Luís Mira – Confederação dos Agricultores de Portugal

10h45 – Apresentação do Estudo de Apoio à Definição de Qualificações para o Mundo Rural – Ana Simões – Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE)

11h45- Contributo do estudo para a atualização do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) – Ana Cláudia Valente, Vogal do Conselho Diretivo da ANQEP

12h – DGADR – Contributo do estudo na definição de estratégias de qualificação para o sector agrícola – Maria de São Luís Centeno, Diretora de Serviços na Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR)

12h15 – Encerramento –  Cristina Morais – Confederação dos Agricultores de Portugal