Evento realizado Vinha & Vinho

IVDP apresenta o projeto RDD+

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP) apresenta dia 11 de dezembro de 2020 o Projeto “IVDP RDD+”, sistema de apoio e capacitação da administração pública, numa sessão presidida pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, que decorre às 16h00 no auditório do Instituto, localizado na Rua Ferreira Borges, no Porto.

Nesta sessão a Ministra da Agricultura referiu que” o setor agrícola e agroalimentar mostrou grande resiliência perante esta pandemia. Nunca parou e soube reagir. Através de várias medidas de apoio ao setor do vinho (como a Reserva Qualitativa para o Vinho do Porto, o Armazenamento e a destilação de crise, entre outras) foi possível dar liquidez e tesouraria às empresas. É também necessária uma modernização dos serviços prestados pelos organismos públicos, uma adaptação não só a esta nova realidade, mas também para o futuro próximo.

Esta apresentação, deste portal RDD+, dirigido ao setor vitivinícola da Região Demarcada do Douro será o ponto a que se devem dirigir não só os cerca de 20 mil produtores, mas também comerciantes, armazenistas e exportadores, bem como os cidadãos, para todos os serviços e informação necessária, numa relação mais próxima, mais moderna e mais eficaz”.

O projeto, explica o IVDP, vem responder às necessidades dos agentes económicos do setor vitivinícola da Região Demarcada do Douro, onde se pretende implementar um portal que funcione como uma plataforma de serviços e gestão integrada que abranja os viticultores, os comerciantes, os armazenistas e os exportadores.

“Através de ferramentas inovadoras, este projeto de tecnologia global integrada permitirá efeitos positivos na organização do IVDP, com a simplificação de processos, reengenharia e desmaterialização, aumentando assim, a capacitação da administração pública no que decorre do exercício das suas áreas nucleares de atuação, de controlo e fiscalização, certificação, defesa e proteção, promoção e comunicação”, afirma o Presidente do IVDP, Gilberto Igrejas.

→ PROGRAMA:

16h00 | ABERTURA E BOAS VINDAS
Dr.ª Maria do Céu Antunes (Ministra da Agricultura);

16h15 | APRESENTAÇÃO DO PROJETO IVDP RDD +
ÂMBITO E EXECUÇÃO DA CANDIDATURA PORTAL RDD +
Eng.º Vasco Ferreira (CEO – AMBISIG) | Eng.º Paulo Rego (Consórcio MEO);

17h30 | ENCERRAMENTO
Professor Gilberto Igrejas (Presidente do IVDP).