EMPRESAS & PRODUTOS Sanidade vegetal

Fertinagro Biotech lança um novo negócio de substâncias naturais de resíduo zero

BIOCONTROL

A Fertinagro Biotech é a Unidade de Produção Vegetal do Grupo Tervalis, que desde a sua origem, olha para o futuro tendo por objetivo liderar os setores em que desenvolve a sua atividade e aumentar a sua presença internacional.

〈 27/03/21 〉

A vocação empreendedora faz com que o Grupo cresça de forma continua e sustentável. A sua consolidação e força motriz assentam na visão de uma agricultura mais sustentável focada no melhor aproveitamento dos recursos naturais e na mitigação das alterações climáticas. Uma equipa de 1500 colaboradores focada no desenvolvimento de soluções de nutrição vegetal com o mínimo impacto ambiental e o máximo rendimento para o agricultor.

A Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I+D+i) cuja aposta se traduz num investimento de três milhões de euros por ano, converteu este pilar da atividade do grupo numa vantagem competitiva, que permitiram à Fertinagro um posicionamento nos mercados internacionais com potentes alianças, que permitiu alcançar uma faturação total que ultrapassa os 500 milhões de euros.

De acordo com a filosofia de desenvolvimento contínuo e diversificação, a Fertinagro Biotech deu um importante passo ao aderir ao IBMA (International Biocontrol Manufacturers Association) lançando assim a gama BIOCONTROL, centrada na investigação e desenvolvimento de produtos com capacidade para proteger as culturas de pragas e doenças através de substâncias naturais de resíduo zero.

Ao dia de hoje tem no seu portefólio cinco substâncias básicas, substâncias naturais em que a sua eficácia e qualidade é garantida pelo processo minucioso de produção e seleção da substância vegetal, pelo método de extração rigoroso (Fig.1) e de forma a preservar os compostos voláteis e, mais tarde, pelos co-formulantes utilizados para conservar e potenciar o efeito da substância.

Fig.1 – Bioreactor através do qual são extraídos os extratos vegetais

O departamento de investigação e desenvolvimento está constantemente em estudos e a elaborar novas soluções para responder a todas as necessidades do agricultor. Neste momento estamos a desenvolver novos inseticidas e fungicidas com lançamento previsto para 2021 (…).

Destacamos o QUITACTIV e o ORTIACTIV.

O QUITACTIV é uma solução à base de extrato de Clorhidrato de Quitosano com efeito fortificante na planta que leva ao aumento do crescimento e vigor, induzindo os mecanismos de autodefesas naturais da planta. Tem como particularidade a baixa viscosidade e alta solubilidade.

O ORTIACTIV é uma solução à base de extrato de urtiga. O processo de fabricação da solução passa por três etapas. Primeiramente é feita uma seleção minuciosa da matéria prima onde analisamos todos os seus componentes (flavonoides, taninos, ácidos orgânicos, etc.). Em seguida realizamos a extração da matéria-prima, onde obtemos o extrato de urtiga por decocção, através de uma sucessão de tratamentos térmicos suaves que preservam os seus princípios ativos. O último passo é a adição de coformulantes que vão garantir a eficácia da solução.

Este formulado tem como objetivos reduzir a população de pragas nas culturas e como principal particularidade não ser fotodegradável e não afetar a fauna auxiliar.

Em definitivo, a FERTINAGRO BIOTECH assumiu o compromisso de criar mais e melhores soluções para os agricultores produzirem com elevada qualidade e rentabilidade, dando-lhes a possibilidade de produzirem com o menor impacto ambiental, reduzindo o consumo de água e preservando os recursos do solo, que são os recursos mais valiosos que dispomos.

Autoria: Fertinagro

Artigo completo publicado na edição de janeiro 2021.