Evento

CEBAL participa na Feira do Queijo do Alentejo com programa itinerante de Valorização do Cardo

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) irá estar presente na Feira do Queijo do Alentejo 2021 com o Roadshow Tecnológico Nacional “Valorização Integrada do Cardo – DOP Serpa em análise”.

〈 25/02/2021 〉

Esta será a terceira sessão do programa itinerante nacional lançado em colaboração com o Instituto Politécnico de Beja e a Universidade de Évora para a promoção socioeconómica da planta Cynara cardunculus.

A Feira do Queijo do Alentejo 2021 Serpa irá decorrer em formato online, e o CEBAL quis aliar-se à iniciativa com a terceira sessão do Roadshow Tecnológico para a “Valorização integrada do Cardo” com o tema: “DOP Serpa em análise”.

O Cardo (Cynara cardunculus) é um ingrediente diferenciador na produção de queijos amanteigados no nosso país com impacto no sector dos lacticínios, além de apresentar potencialidade de valorização em diversos sectores de atividade económica. O programa itinerante pretende chegar a diferentes regiões de Portugal, como a região de Serpa, para promover abordagens e soluções integradas de utilização e produção da planta Cardo, incluindo a valorização da flor na indústria queijeira.

No dia 27 de fevereiro o evento dará destaque à influência da utilização de Cynara cardunculus na textura de queijos DOP, como o queijo DOP Serpa. Um estudo que será apresentado pelo Investigador Nuno Alvarenga do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV). A mesa-redonda intitulada “Setor dos lacticínios: elementos diferenciadores” é dinamizada pela Rádio Voz da Planície e terá como convidados a Câmara Municipal de Serpa, organizadora da Feira do Queijo do Alentejo, e a Alfazema Design. Este será um debate focado no impacto socioeconómico regional que esta planta, de alto valor, pode ter associada ao sector dos lacticínios, com impacto no turismo, no desenvolvimento e na economia da região. A sessão é aberta a todos os interessados neste recurso endógeno e decorrerá entre as 14:30h e as 16:00h em formato online via videoconferência Zoom.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, até ao dia 26 de fevereiro através do formulário: https://forms.gle/SwRLWgyJMu4C225w9

Esta iniciativa é uma atividade que se insere no projeto CynaraTeC financiado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020, este é um projeto de transferência de conhecimento e tecnologia que pretende unir a investigação científica a diferentes setores industriais no apoio à valorização do Cardo.

Roadshow Tecnológico de Valorização Integrada do Cardo – DOP Serpa em análise 27 de Fevereiro