EMPRESAS & PRODUTOS Hortofruticultura

Nova empresa de produção de amêndoa com sede em Idanha

A empresa AWA, que já detém cerca de 1.000 hectares de amendoal plantados em Espanha, expandiu em 2021 a sua atividade para Portugal, com a criação da AWA Portugal, Lda, que acaba de instalar a sua sede no Centro Empresarial de Idanha-a-Nova.

〈 26/02/2021 〉

A AWA Portugal prevê um investimento de 10 milhões de euros durante os próximos anos, com a criação de 10 postos de trabalho permanentes e 10 de carácter sazonal, e, neste momento, já detém 300 hectares para plantação de amendoal no concelho de Idanha-a-Nova.

Um dos princípios da empresa é optar por uma agricultura que, recorrendo às novas tecnologias, possibilitará uma utilização mais racional dos recursos, nomeadamente os hidráulicos e a energia.

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a AWA Portugal assinaram esta semana dia (24 de fevereiro de 2021) um contrato de arrendamento de um espaço para desenvolvimento de novas técnicas agrícolas, eficiência energética e hidráulica.

O contrato foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, e pelos gerentes da AWA Portugal, Lda, David Pallares e Joan Carles Virgili.

O presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova considera que “este é mais um investimento importante no concelho para criação de riqueza e emprego, fixação de talento e inovação tecnológica”, e destaca a importância de “os investimentos terem em conta a sustentabilidade ambiental da atividade agrícola”.

A AWA, com sede em Lérida, Espanha, explica que a opção pelo concelho de Idanha-a-Nova para sede portuguesa foi tomada depois do estudo de várias alternativas em Portugal, pelas suas ótimas condições agrícolas e climáticas para plantação de amendoal.

David Pallares explica que “o objetivo é fazer da amêndoa portuguesa uma referência de qualidade no mercado mundial, porque acreditamos que tem potencial para se destacar pela qualidade”.

O gerente da AWA Portugal afirma que “cada vez mais, o consumidor valoriza a qualidade e a diversidade da amêndoa, bem como as condições de sustentabilidade em que é produzida. Entendemos que estão reunidas as condições para desenvolvermos em Idanha e em Portugal um projeto exemplar”.

A AWA – Agro Water Almonds é conhecida por utilizar tecnologia de ponta e tem como sócios dois grupos empresariais espanhóis da área da construção e meio ambiente, a Sorigué e a AGBAR.