Agroalimentar

Pandemia antecipa as tendências agroalimentares do futuro

À semelhança do que acontece há dez anos, a PortugalFoods, associação cluster do agroalimentar nacional promoveu uma iniciativa para dar a conhecer as tendências para o agroalimentar.

〈 08/03/2021 〉

Desta vez em formato de Webinar, ficou a saber-se que predomina a preocupação com a saúde mental e a procura por produtos alimentares com mais valores éticos e capazes de fortalecer laços sociais serão os grandes influenciadores das marcas alimentares.

A pandemia está a redefinir o comportamento humano, o que se reflete também nas escolhas alimentares dos consumidores. Estas alterações são determinantes para o futuro do setor agroalimentar, com a indústria a ter de se alinhar e preparar para responder às tendências de inovação do setor, que giram em torno de três vetores fundamentais para os consumidores: bem-estar, valor e identidade. De acordo com a consultora internacional especializada Mintel – que apresentou aquelas que vão ser as linhas orientadoras da inovação para este ano no webinar Trends 2021, a convite da PortugalFoods, associação cluster do agroalimentar nacional e promotora da iniciativa –, a Covid-19, pelo profundo impacto que tem na sociedade, acelerou exponencialmente as tendências de inovação que se previam para a próxima década, concluindo-se que no setor agroalimentar, 2021 já é o futuro.

Artigo completo publicado na edição de março 2021.