Agroalimentar Investigação

UA integra projeto europeu sobre alimentação saudável

Contribuir para a educação nutricional e alimentar da população, especialmente os mais jovens, recuperando alimentos e produtos tradicionais de vários países, e preservando técnicas ancestrais de conservação, confeção e consumo. Estes são os grandes objetivos do FairFood, um projeto europeu focado na Dieta Mediterrânica e que tem no consórcio responsável a Universidade de Aveiro (UA).

〈 15/03/2021 〉

Os resultados do projeto dirigem-se a toda a população interessada em melhorar a sua saúde e qualidade de vida. Tem, no entanto, o objetivo especial de sensibilizar as gerações mais jovens, nomeadamente através da criação de um conjunto de recursos didáticos concebidos para estudantes do ensino profissional dos ramos de hotelaria e cozinha. O FairFood contempla ainda uma plataforma educativa multilingue de acesso livre que funcionará como repositório de conhecimentos sobre o património cultural gastronómico dos países do Mediterrâneo.

O projeto FairFood, coordenado pela Universidade de Málaga, enquadra-se no âmbito do programa Erasmus+ e conta com vários Parceiros Associados de referência em Portugal: a ANESPO – Associação Nacional das Escolas Profissionais, a ACPP – Associação dos Cozinheiros Profissionais de Portugal, a APN – Associação Portuguesa de Nutrição, e a EPA – Escola Profissional de Aveiro.

A equipa da UA, composta por docentes do ISCA-UA, confia nos resultados do projeto enquanto dinamizador de práticas educativas inovadoras no Ensino Profissional, contribuindo para a formação e bem-estar da comunidade: “O projeto FairFood acompanha as iniciativas de internacionalização da UA em áreas relevantes a nível global: recuperação de hábitos alimentares mais saudáveis, com alimentos de cada estação, numa cultura de proximidade”, refere Claudia Santos, uma das investigadoras responsáveis pelo projeto.