Agroalimentar Evento realizado

Ciclo de conferências “Visão Estratégica para o Agroalimentar: Conhecer para Decidir, Planear para Agir”

O Centro de Estudos da Universidade Católica Portuguesa (CEA) em parceria com a Lusomorango, conceberam um ciclo de conferências com o objetivo de construir uma Visão Estratégica para o Desenvolvimento do Setor Agroalimentar Nacional, assente na Transição Digital e nas três vertentes da Sustentabilidade.

〈 19/03/21 〉

A AHSA – Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores, a CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, o COTHN-CC, PortugalFoods e Portugal Fresh são os parceiros institucionais deste ciclo de conferências que terão lugar nos dias 24 e 31 de março e 7 e 14 de abril.

Pretende-se ouvir especialistas e personalidades de mérito reconhecido, recolher os seus contributos, e refletir sobre eles para orientar processos de decisão e ação, por parte dos poderes públicos e da iniciativa privada.

O setor agroalimentar tem uma relevância económica inquestionável, contribuindo para o emprego, para a coesão e para a redução dos desequilíbrios da nossa balança comercial com o exterior. O setor agroalimentar é indispensável à Sociedade – sem alimentação não há vida – mas o seu desenvolvimento está limitado por fatores físicos, ambientais e sociais.

Como potenciar a Economia do setor agroalimentar compatibilizando todos os valores e condicionantes em causa?
Como usar a inovação e a tecnologia para conseguirmos mais produção, com menos impacto e recursos, de forma estável e previsível, permitindo a realização de investimentos e atração de capital estrangeiro?

O ciclo de conferências tem lugar no decurso da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, beneficia da Ambição Agro 2020-30 da CAP e está enquadrado nas premissas do Pacto Ecológico Europeu, da estratégia do Prado ao Prato e do Pacto Europeu para o Clima, que permitirão a construção de uma Europa mais verde, mais resiliente e mais preparada.

Todas as conferencias serão transmitidas pelos canais de comunicação do Jornal Económico.

TEMÁTICAS POR CONFERÊNCIA

O ciclo de conferências, digitais devido ao contexto pandémico, divide-se em quatro grandes temas com a Sustentabilidade em pano de fundo, e estão planeadas para ocorrer nos meses de março e abril de 2021 e pretendem ser um fórum de discussão e indicação de melhores práticas e de orientação estratégica para o setor agroalimentar para os próximos anos.

⇓ Veja aqui o programa detalhado da conferência de dia 24 de março que tem como tema “Conhecimento e Inovação na década da Transição Digital”.

Artigo relacionado: 

Integração social, renovação geracional e coesão territorial em discussão na 3ª conferência da Lusomorango e da Universidade Católica