Agropecuária Certificação

Pecuária Baixo Carbono: Nova certificação desenvolvida pela Agricert

Por um planeta mais sustentável – certificação pecuária baixo carbono

〈 26/03/21 〉

A certificação Pecuária Baixo Carbono pretende incentivar as explorações agropecuárias a reduzir para nível igual ou inferior a zero  o valor de CO2e.

A certificação Pecuária Baixo Carbono é destinada às explorações agropecuárias. A explorações que a solicitem devem apresentar níveis de emissão de dióxido de carbono equivalente (CO2e – medida universal que engloba todos os gases com efeito de estufa) dentro dos estabelecidos pela Agricert.

O esquema de certificação tem como base a metodologia utilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança Climáticas (IPCC) na realização dos seus relatórios. Utiliza também a metodologia do Instituto de Conservação da Natureza e Floresta (ICNF) para o cálculo do armazenamento de carbono das espécies florestais.

O cálculo do balanço de carbono para cada exploração é feito considerando os limites desta como fronteira, isto é, só é contabilizado o que ocorre dentro da exploração em termos de emissões e sequestro. Da mesma forma, tudo o que se encontra dentro da exploração é tido em conta para este cálculo, como por exemplo, o armazenamento de carbono que é feito pelas árvores e pastagem.

• Mais informações em: https://agricert.pt/pt/certifi…