Agropecuária Sanidade animal

Avaliação do bem-estar animal

A forma como o leite é produzido tem cada vez mais importância para o consumidor.

〈 05/04/21 〉

Leite produzido de forma sustentável, que garante o bem-estar animal, que proteja os recursos ambientais é uma preocupação de todos: produtores, indústrias, distribuição e consumidores. Neste sentido as empresas que recolhem o leite estão a proceder à CERTIFICAÇÃO em BEM-ESTAR ANIMAL, através de protocolos aprovados a nível europeu.

Os protocolos de certificação têm que incluir todas as legislações referentes ao bem-estar animal, cumprir as medidas standard estabelecidas e garantir a transparência da produção.

Às instituições de certificação compete verificar se cada vacaria está a cumprir ou não todas as exigências e por essa razão, todos os anos deslocam-se às vacarias para avaliar as instalações e o maneio dos animais.

A limpeza e manutenção dos equipamentos e superfícies, a qualidade da água, a ventilação, a luminosidade, a existência de gases nocivos, o espaço disponível para cada animal, a forma como os animais reagem à interação humana são vários dos aspetos avaliados nas auditorias de bem-estar animal.

Tal como numa orquestra o maestro orienta todos os membros para que o resultado seja uma sinfonia perfeita, nas vacarias os agricultores são os responsáveis por organizar tudo para que os animais vivam com qualidade, para que o leite produzido satisfaça as exigências da indústria e dos consumidores.