Floresta Formação

Nova licenciatura em ciências florestais

Curso de Engenharia e Biotecnologia Florestal deverá arrancar no próximo ano letivo, numa ação conjunta da FCUP e UTAD.

〈 02/04/21 〉

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e o Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) estão a preparar uma oferta conjunta de formação na área das ciências florestais, que deverá arrancar no próximo ano letivo com uma nova licenciatura em Engenharia e Biotecnologia Florestal.

O curso já foi aprovado pelas reitorias de ambas as universidades e aguarda homologação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. Ao jornal “Vida Económica”, Domingos Lopes, diretor do departamento de Ciências Florestais da UTAD afirmou que “são recorrentes os pedidos de licenciados que não têm tido resposta, porque a oferta educativa em Engenharia Florestal não tem formado jovens suficientes”.

O plano curricular tem como preocupação privilegiar formatos inovadores de ensino e aprendizagem, face aos desafios do setor, “reforçando a componente da biotecnologia, das novas tecnologias e dos serviços de ecossistema”, tudo “de acordo com o interesse dos agentes da fileira florestal”, como sublinha o docente da UTAD.