Inovação Vinha & Vinho

Há muitas evoluções a assinalar na viticultura nacional

A ADVID foi criada em 1982 com o objetivo de promover o estudo, experimentação, demonstração e divulgação de técnicas de vitivinicultura adequadas à valorização da Vitivinicultura Nacional e muito especificamente às características da Região Demarcada do Douro (RDD), tendo em vista a competitividade e qualidade dos vinhos nos mercados nacionais e internacionais.

Mantendo a mesma missão, em 2017 foi reconhecida como Entidade promotora e gestora do Cluster da Vinha e do Vinho e em 2018 obteve o reconhecimento de CoLAB da Vinha e do Vinho. De acordo com Rosa Amador, diretora geral da Associação, estes dois factos vieram potenciar o trabalho em rede, o carácter de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e respetiva transferência de conhecimento que estiveram na sua génese. Assim sendo, é uma entidade avalizada para abordar o que está a ser feito na vinha nacional, nomeadamente do ponto de vista da Investigação e Desenvolvimento.

Hoje a ADVID reúne cerca de 230 entidades, associadas ou protocoladas, destacando-se as Empresas Vitivinícolas, Entidades do Sistema Científico e Tecnológico, Associações Empresariais e outras Organizações nacionais e internacionais. A ADVID presta essencialmente serviços de viticultura e acompanhamento de diferentes modos de produção, prestando também serviços de enologia, e estando reconhecida como entidade idónea para a prestação de serviços de I&D, em diferentes áreas de conhecimento, faceta que se espera vir a ser reforçada a curto prazo, com a iniciativa do CoLAB Vines & Wines, iniciada em 2019 (…).

Leia o artigo completo na edição de abril de 2021 da Revista Voz do Campo, na versão impressa ou digital.

Clique aqui ↓ subscreva a nossa revista e adquira este e outros artigos: