EMPRESAS & PRODUTOS

Agroretorno procura desenvolvimento ainda mais tecnológico e eficaz

Biodiversidade no montado de sobro novo

A Agroretorno é uma empresa de consultoria e gestão que atua como parceiro junto dos seus clientes acompanhando os projetos desde o estudo prévio de todas as opções até ao resultado final de produção e comercialização de produtos agrícolas, florestais e pecuários.

Iniciou sua atividade em 1990, em Campo Maior, com projetos próprios, e em 1998 realizou a sua primeira consultoria para outros. Desde então tem vindo a crescer e a dar apoio em várias vertentes, nomeadamente agrícola, agroindustrial, turismo no espaço rural, marketing e comercialização, bem como candidaturas a apoios.

Na área agrícola a empresa atua em várias vertentes, entre elas o vinho, azeite, pecuária, silvicultura, frutos silvestres, ervas aromáticas e citrinos. Na maior parte dos casos com responsabilidade da gestão total dos projetos. Em perspetiva tem o projeto de uma exploração própria focada numa agricultura de sustentabilidade.

Identifica como principal dificuldade a burocracia que cada projeto enfrenta, sendo que “o acesso ao financiamento, aumentou a dificuldade dos pedidos, muitas vezes sem conhecer o projeto nem a “cara”.

O objetivo da Agroretorno daqui para a frente é um desenvolvimento mais tecnológico e eficaz, admitindo que para isso o futuro está nas parcerias com Empresas e Universidade, colocando a tónica no conhecimento científico proveniente das Universidades.

Artigo publicado na edição de março 2021.