Na primeira pessoa

❝ Justiça para os agricultores europeus e justiça para os consumidores europeus ❞

Álvaro Amaro, Eurodeputado do PSD e membro efetivo na Comissão da Agricultura

〈 15/04/21 〉

“Partilho convosco a minha intervenção na reunião com o Comissário europeu para a Agricultura, Janusz Wojciechowski. Em discussão esteve o “plano de ação para o desenvolvimento da produção biológica da UE”, que fixa a posição do executivo europeu relativamente ao futuro da produção biológica.

Considero que a Comissão, ao definir as suas metas, não pesou devidamente os riscos e os impactos – para consumidores e agricultores – de uma tão significativa transformação.

Sem levantar reservas quanto à boa vontade da iniciativa da Comissão – até porque reconheço, evidentemente, a mais valia dos biológicos – quis, contudo, exprimir as minhas dúvidas relativamente à justiça deste objetivo: justiça para os agricultores europeus e justiça para os consumidores europeus.

Os produtos biológicos são mais caros do que os seus equivalentes não biológicos e, num contexto em que a Comissão quer que a estrutura produtiva concentre mais esforços na agricultura biológica, é expectável que a solução venha a ser a importação, de alimentos de menor qualidade, mas, ainda assim, mais baratos do que os biológicos produzidos na Europa.”


A reunião referida com o Comissário europeu para a Agricultura, Janusz Wojciechowski realizou-se no dia 14 de abril de 2021.