Floresta

Novo manual de boas práticas no montado

O documento de gestão foi desenvolvido através de uma parceria entre o ICNF, a Universidade de Évora e o centro de investigação Cicytex.

〈 19/04/21 〉

A Direção Regional do ICNF no Alentejo, em conjunto com a Universidade de Évora e o Cicytex – Centro de Investigações Científicas e Tecnológicas da Extremadura, produziu um manual técnico de práticas silvícolas para a gestão sustentável em povoamentos florestais de sobreiro e azinheira.

Direcionado a técnicos e gestores florestais, o manual é uma base técnica de procedimentos adequados para sistemas florestais (sobreiral, azinhal e silvopastoril), com utilização de modelos de silvicultura de acordo com a estação do ano e objetivos de exploração e parcela.

A importância do solo (qualidade mineral e teor de matéria orgânica) e o potencial edafoclimático são temas explorados, que permitem avaliar a aptidão do território para estas espécies, assim como os riscos bióticos e recomendações para uma adequada gestão. O documento aborda ainda as operações a considerar na condução dos povoamentos, como as mobilizações do solo, as podas e o descortiçamento, bem como modelos silvícolas que facilitam uma gestão sustentada e adaptada a cada local.

Este novo manual de boas práticas foi elaborado no âmbito do projeto de cooperação transfronteiriço para a valorização integral da Dehesa-Montado, através do Programa Transfronteiriço INTERREG, e estará disponível no site do projeto, em: www.prodehesamontado.eu.

〈 Informação disponibilizada por: Produtores Florestais