Na primeira pessoa

❝ Portugal produz apenas um terço do milho que consome ❞

Pedro do Carmo, Presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar

〈 24/04/21 〉

Qual a importância do milho no desenvolvimento socioeconómico do mundo rural português e na coesão do nosso território?

“O milho encontra-se entre as culturas agrícolas mais importantes do mundo. Desde a sua génese, o cultivo de milho tem sido fundamental à atividade agrícola nas suas diversas vertentes, da agricultura familiar à agricultura intensiva, ocupando um lugar especial na tradição do mundo rural.

A introdução da inovação tecnológica na produção de milho tem permitido uma maior eficiência na utilização de recursos, desde logo no que concerne ao consumo de água ao longo da extensa área de solo que esta cultura requer.

No plano da balança comercial, é bom relembrar que Portugal produz apenas um terço do milho que consome, importando o remanescente num mercado internacional competitivo e que tem visto surgir novos grandes produtores mundiais. A maioria do milho produzido globalmente resulta hoje, todavia, de um modelo de produção altamente mecanizado e com fraca criação e estabelecimento de postos de trabalho.

Teremos, assim, um longo caminho pela frente no desenho da produção de milho enquanto motor de desenvolvimento rural, sempre com o ideal de soberania alimentar no horizonte”.


Depoimento no âmbito do “Dia Internacional do Milho” (24 de abril) promovido pela Anpromis ↔ saiba mais aqui.

Relacionado: 

Dia Internacional do Milho: dia 24 de abril

 

    • Subscreva aqui a nossa revista mensal: