Na primeira pessoa

❝ Construir uma Fileira Competitiva e Sustentável ❞

José Romão Braz • Presidente da IACA Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais

〈 24/04/21 〉

Qual a importância da produção nacional de milho para a indústria de alimentos compostos para animais – que desafios se colocam de forma a ajustar a produção nacional às necessidades da indústria?

“É inegável que o milho ocupa um papel muito relevante na alimentação animal, quer na componente de milho grão (+ de 40% da matéria-prima consumida pela Indústria), quer na silagem, contribuindo para a competitividade e sustentabilidade da Fileira pecuária. A nossa Indústria é seguramente o principal cliente da produção nacional que, infelizmente, assegura apenas não mais do que 25% das nossas necessidades de aprovisionamento, pelo que é urgente inverter a atual dependência, à luz da flexibilidade que deve ser utilizada no quadro do PEPAC e da Estratégia “Do Prado ao Prato”, um guia de orientação de todos no horizonte 2030.

Felizmente, nos últimos anos, interiorizámos que devemos funcionar em termos de Fileira e não de uma forma isolada, pelo que os desafios de uns são os desafios de todos. Apesar da conjuntura difícil que atravessamos – preços das matérias-primas muito altos; grande volatilidade nos mercados internacionais; a situação pandémica; a pressão legislativa e o fundamentalismo da agenda ambientalista desfasada da realidade do dia a dia – acreditamos que a Agricultura, a Indústria dos Alimentos para Animais e a Agropecuária são essenciais aos objetivos da sustentabilidade, equilíbrio e biodiversidade, assegurando ao mesmo tempo alimentação para uma população mundial crescente. Contamos com os nossos parceiros produtores de milho e com a ANPROMIS, até porque nos empenhámos na construção da Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais e no VALOCER, para atingir esses objetivos”.


Depoimento no âmbito do “Dia Internacional do Milho” (24 de abril) promovido pela Anpromis ↔ saiba mais aqui.

Relacionado: 

Dia Internacional do Milho: dia 24 de abril

 

    • Subscreva aqui a nossa revista mensal: