Na primeira pessoa

❝ O milho é uma das culturas mais importantes em Portugal ❞

Felisbela Torres de Campos • Presidente da ANIPLA Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas

〈 24/04/21 〉

Qual a importância da produção de milho em Portugal – quais os desafios da indústria fitofarmacêutica para responder à necessidade de maior competitividade dos produtores nacionais?

“O milho é indiscutivelmente uma das culturas mais importantes em Portugal, razão pela qual foi uma das culturas selecionadas pela Anipla para integrar o estudo de impacto económico da retirada de um conjunto de substâncias ativas em 5 culturas chave em Portugal.

A fim de estabelecer objetivos realistas, significativos e baseados em evidências, é necessária uma avaliação de impacto abrangente e holística, fundamento para a realização deste estudo. A Anipla quer contribuir, de forma realista e baseada em factos, construção da estratégia do Prado ao Prato da UE, que tem como meta reduzir a utilização de produtos fitofarmacêuticos em 50% até ao ano 2030.

O estudo demonstra que existe a possibilidade de a cultura do milho grão perder a viabilidade económica, sendo o impacto mais provável a dependência do exterior ser cada vez maior, o que contraria a Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais, em que um dos 3 objectivos estratégicos é reduzir a dependência externa, consolidar e aumentar as áreas de produção. Os resultados são preocupantes, indiciam comprometer o futuro da cultura do milho com potenciais impactos na economia e na agricultura portuguesa.

A indústria está fortemente empenhada em garantir que a inovação e a ciência sejam postas ao serviço uma agricultura moderna. Comprometemo-nos a desempenhar o nosso papel nessa inovação, desenvolvendo soluções cada vez mais sustentáveis, visando os objetivos do Pacto Ecológico Europeu, e assumindo um conjunto de compromissos ambiciosos, incluindo o de investir mais de 14 mil milhões de euros até 2030″.


Depoimento no âmbito do “Dia Internacional do Milho” (24 de abril) promovido pela Anpromis ↔ saiba mais aqui.

Relacionado: 

Dia Internacional do Milho: dia 24 de abril

 

    • Subscreva aqui a nossa revista mensal: