Agropecuária Inovação Investigação Tecnologia

CEBAL marca presença na 37ª edição da ovibeja por um setor agrícola e pecuário mais sustentáveis

Nos próximos dias 22 e 23 de abril, o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) irá participar, uma vez mais, na Ovibeja, a maior feira agrícola do país, este ano num formato exclusivamente digital e dedicada ao tema “Agricultura ConsCiência”.

〈 21/04/21 〉

O CEBAL apresentará várias atividades online, partilhadas na sua rede social Facebook, entre as quais estarão a realização de três seminários online que pretendem reunir agricultores, investigadores e empresários do setor agrícola e pecuário, partilhando experiências e conhecimento científico e tecnológico gerado pelo centro e seus parceiros, para a promoção de uma agricultura mais consciente, sustentável e eficiente.

Seguindo a novidade digital da Ovibeja 2021, o CEBAL apresenta uma dinamização online que se estende do stand virtual para a sua página de Facebook, no evento “CEBAL na Ovibeja 2021”, onde serão partilhados recursos em vídeo e imagens sobre as áreas de trabalho do CEBAL, bem como sobre os três seminários online, que este ano abordarão temas relacionados com o amendoal, subprodutos agroindustriais e pequenos ruminantes.

Em mais detalhe, no dia 22 de abril, quinta-feira, pelas 14h30, destaca-se a sessão “Microenxertia para um Amendoal mais produtivo e sadio”. Com o objetivo de potenciar a competitividade do setor da amêndoa no Alentejo, esta sessão de transferência de tecnologia do projeto “Inov-Amendo-Al”, apresentará o potencial de ferramentas biotecnológicas inovadoras como a microenxertia in vitro, uma técnica de multiplicação, que permite propagar plantas de amendoeira com maior vigor e resistência a determinadas doenças. A sessão será realizada através do Zoom. A inscrição prévia é obrigatória através do formulário: https://forms.gle/og5BKgbuGJqtqaGo7.

No mesmo dia, pelas 18h30, decorrerá a sessão “Utilização de subprodutos agroindustriais na alimentação animal”. Organizado pelo grupo de alunos de doutoramento do CEBAL e inserido no projeto SubProMais, será uma conversa com a Investigadora Teresa Dentinho do INIAV que apresentará uma nova base de dados com composição química e valor nutricional de vários subprodutos, o que permitirá aos produtores uma melhor gestão nas dietas dos animais, com custos mais reduzidos. A sessão poderá ser acompanhada em direto em: https://us02web.zoom.us/j/85035242990?pwd=MnRWUGNucUd6NWxURlFnWTMxTEg2dz09

No dia 23 de abril, sexta-feira, pelas 10h30, terá lugar o seminário online “Valorização dos Produtos dos Pequenos Ruminantes do Alentejo”. Uma sessão de disseminação conhecimento científico e tecnológico do projeto Val+Alentejo, sobre a composição da gordura dos pequenos ruminantes e as suas implicações na saúde Humana e estratégias alimentares que promovem uma melhoria do valor nutricional da gordura destes animais. O programa completo poderá ser consultado em https://valmaisalentejo.pt. As inscrições poderão ser efetuadas através do formulário: https://forms.gle/ThGvMDUQeDDvK3Ec7. A sessão será também transmitida em direto na página do evento do facebook do CEBAL na OviBeja: https://www.facebook.com/events/289073102771147/?active_tab=discussion.

Para mais informações consulte o site www.cebal.pt, a página de Facebook do CEBAL, ou contacte através do telefone 284 314 399.

A Ovibeja é uma feira anual promovida pela Associação de Agricultores do Sul (ACOS) (https://www.ovibeja.pt) que tem como finalidade suscitar a discussão e o debate sobre o setor agrícola. O CEBAL tem sido participante assíduo, transferindo o conhecimento científico e tecnológico gerado pelo trabalho que desenvolve.

As atividades desenvolvidas no âmbito dos projetos “Inov-Amendo-AL – Microenxertia in vitro de amendoeiras selecionadas para a promoção do amendoal no Alentejo” – Valorização dos produtos dos pequenos ruminantes do Alentejo” – pelo Alentejo 2020. O Projeto SubProMais é financiado pelo PDR2020.