Desenvolvimento Local Investigação

Retrato da mulher no setor cooperativo português

A luta das mulheres pela igualdade de género em todas as esferas da sociedade e da economia, o que inclui domínios tão variados como a participação cívica, a educação ou o emprego, continua a ser uma necessidade dos nossos dias.

〈 26/04/21 〉 

A persecução desse objetivo constitui assim um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, embora também integre todas as dimensões da liberdade e do desenvolvimento inclusivo e sustentável.

Neste contexto, os princípios basilares do modelo cooperativo, como a livre adesão, equidade, solidariedade, tomada de decisão participativa e propriedade comum, podem desempenhar um papel fundamental de expansão das oportunidades para a igualdade de género. As Cooperativas são espaços inclusivos onde as mulheres podem criar as suas próprias oportunidades de trabalho, superar a exclusão económica, promover a sua educação e capacitação, e onde por meio da governança democrática podem envolver-se na tomada de decisões e partilha de poder e responsabilidades.

Nesse sentido, a CASES – Cooperativa António Sérgio para Economia Social divulga um estudo preparado por ocasião do Dia Internacional da Mulher 2021 que pretende dar destaque ao papel que milhares de mulheres desempenham no Setor Cooperativo português, considerando em particular três esferas de participação feminina: no movimento cooperativo; na direção das cooperativas; no emprego destas organizações.

Para cumprir este objetivo, foram utilizados dados de duas importantes fontes de informação designadamente, o Inquérito ao Setor da Economia Social 2018 (ISES), que fornece importantes dados relativos às práticas de gestão das Cooperativas e à composição de género dos seus recursos humanos – trabalhadores e dirigentes; e informação extraída do Portal de Credenciação Cooperativa da CASES que, embora inclua apenas Cooperativas ativas em Portugal Continental registadas nesse Portal, não constituindo, consequentemente, uma representação exaustiva de todas as Cooperativas existentes no país, permite uma análise de género representativa e abrangente de diferentes domínios.

De notar que este relatório também faz alusão a dados da Conta Satélite da Economia Social (CSES), que embora nada indiquem quanto às diferenças de género no setor da Economia Social e no conjunto das Cooperativas, fornece importantes dados económicos para o melhor entendimento do Setor Cooperativo.

O presente estudo foi elaborado a propósito do Dia Internacional da Mulher 2021, pelo Dr. Eduardo Pedroso, no âmbito dos trabalhos da Equipa de estatística e bases de dados da CASES.

Aceda aqui ao relatório completo em: http://vozdocampo.pt/wp-content/uploads/2021/04/Relatorio-CASES-Retrato-da-Mulher-no-Sector-Cooperativo-Portugues-V2-II-PRINT.pdf

〈 Informação disponibilizada pela CASES 〉