Investigação

Lançamento do projeto “Value2Prevent: Valorização da biomassa florestal como ferramenta na gestão do risco de incêndio florestal“

Teve lugar no passado dia 3 de março de 2021 a reunião de arranque do projeto “Value2Prevent – Valorização da biomassa florestal como ferramenta na gestão do risco de incêndio florestal“. O projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). A reunião teve lugar via zoom devido aos constrangimentos atuais da pandemia.

〈 29/04/21 〉

Este projeto, que se iniciou a 1 de março e que terá um período de duração de 36 meses, tem como objetivo a valorização da biomassa florestal, visando agregar valor às florestas e, consequentemente, promover a possibilidade de aumentar o rendimento dos produtos. Visa ainda a prevenção de incêndios florestais, aumentando a remoção de combustível e visa igualmente contribuir para a promoção da economia circular como área de desenvolvimento de projetos de empreendedorismo da base tecnológica.

Centra-se no desenvolvimento de novos produtos baseados na biomassa florestal e no micélio de Fungos (FM): uma aplicação associada a produtos não estruturais e outra para fins estruturais pouco exigentes, para efeitos de aumento da durabilidade e valor acrescentado da biomassa.

O projeto é liderado pelo SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, tendo como parceiros a UC – Universidade de Coimbra, o ISA – Instituto Superior de Agronomia, o CCVF – Centro Ciência Viva da Floresta (Proença-a-Nova) e a Proentia – Essential Oils.