Bio Investigação Tecnologia

OGM | As plantas transgénicas são mais naturais do que imagina

Sabia que uma em cada 20 plantas é naturalmente transgénica? Há cada vez mais estudos que mostram que os OGM existem há milhões de anos e são mais naturais do que se pensa.

〈 06/05/21 〉

Existem dezenas de plantas que são transgénicas graças à ação natural de uma bactéria chamada Agrobacterium. Isto significa que essas plantas foram geneticamente modificadas sem intervenção humana. Há cada vez mais evidências científicas disso. Veja-se como exemplo o estudo Widespread occurrence of natural genetic transformation of plants by Agrobacterium, de 2019, segundo o qual dezenas de plantas, incluindo banana, amendoim, lúpulo, framboesas e chá, continham Agrobacterium, a bactéria  que os investigadores utilizam para desenvolver plantas geneticamente modificadas.

Num outro estudo, de 2015, descobriu-se 15 espécies geneticamente modificadas graças à Agrobacterium, entre as quais a batata-doce.

Os autores de Widespread occurrence of natural genetic transformation of plants by Agrobacterium afirmam que atualmente uma em cada 20 plantas é naturalmente transgénica. “Este tipo específico de transferência horizontal de genes é um fenómeno raro e pode desempenhar um papel na evolução das plantas”, dizem os investigadores.

• Informação avançada pelo CiB – Centro de Informação de Biotecnologia.