Evento realizado Pequenos Frutos

VI Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos

A produção de pequenos frutos em Portugal registou um aumento quase exponencial, nos últimos dez anos, com tecnologias de produção muito diferentes em função do território e das culturas.

〈 03/05/21 〉

A produção intensiva em substrato também aumentou muito rapidamente, o que obriga à implementação de novas metodologias que devem ser divulgadas e discutidas para uma melhor utilização sustentável dos recursos.

Na sequência dos eventos anteriores irá realizar-se nos dias 21 e 22 de maio próximo, o VI Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos, uma organização conjunta do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV, I.P.), a Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional-Centro de Competências (COTHN-CC). Este Colóquio tem como tema central “A sustentabilidade da Produção de Pequenos Frutos” e desenrolar-se-á online. Os temas abordados serão: “Material Vegetal e Tecnologias de Produção”, “Rega, Fertilização e Sustentabilidade”, “Qualidade, Pós-colheita e Saúde Humana”, “Sanidade Vegetal” e uma sessão especial dedicada aos resultados do Grupo Operacional “Competitive South Berries”.

Em simultâneo estarão disponíveis, em salas paralelas:

  • todas as comunicações na forma de painel para visualização e colocação de perguntas por parte dos participantes aos autores. No final do dia terá lugar a sessão de painéis, durante a qual será selecionada uma pergunta para cada painel e respondia no momento pelos autores.
  • e ainda, as sessões de patrocinadores em que será permitido às empresas que apoiam o colóquio interagirem com os participantes demonstrando e promovendo os seus produtos.

No segundo dia, durante o período da manhã, decorrerá a mesa redonda cujo tema é “A (in)sustentabilidade da Produção de Pequenos Frutos” que conta com um painel de peritos universitários, Mário Reis da Universidade do Algarve, Henrique Ribeiro da Universidade de Lisboa e Susana Carvalho da Universidade do Porto. Integram também esta Mesa, Luis Pinheiro em representação da organização de produtores Lusomorango, Carla Lúcio a Associação de Beneficiários do Mira e Gonçalo Freitas a DGADR – Ministério da Agricultura. O período da tarde está reservado às visitas técnicas virtuais sobre a cultura do morangueiro na tecnologia tray, sobre a cultura da framboesa na tecnologia long-cane e por fim sobre a cultura do mirtilo. Serão exibidos três curtos filmes sobre cada cultura/tecnologia seguidos de debate com técnicos de empresas líderes no setor.

A realização do colóquio no formato digital é um grande desafio para a organização, esperando-se que seja um evento com igual sucesso às edições anteriores. O nosso principal objetivo é, e será sempre, o de centrar a discussão nos avanços técnicos e científicos que se têm verificado no setor e dá-los a conhecer a todos os que se dedicam a este ramo da horto-fruticultura, nomeadamente aos produtores, técnicos e consultores da fileira. Será um espaço amplo de discussão e partilha.

» Mais informações sobre o Colóquio em: https://aphorticultura.pt/vicnppf