Inovação

AJAP lança inquérito para diagnosticar necessidades de qualificação dos Jovens Agricultores e dos Jovens Empresários Rurais

Iniciativa constitui parte integrante do projeto Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 que a Associação dos Jovens Agricultores de Portugal tem em curso.

〈 03/05/21 〉

A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal lançou um inquérito online para identificar as necessidades de qualificação e capacitação dos Jovens Agricultores e dos Jovens Empresários Rurais, visando o desenvolvimento da plataforma Laboratório Vivo da Agricultura 4.0.

Destinado a atuais e potenciais empresários do setor agrícola e dos territórios rurais, o questionário estará ativo até 9 de maio e pode ser preenchido aqui.

O Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 é um projeto da AJAP para promover a capacitação e competitividade dos Jovens Agricultores e dos Jovens Empresários Rurais através da partilha e disseminação de conhecimento técnico e inovador. Materializa-se numa plataforma online inédita onde será possível participar em ações de qualificação e aceder a informação relevante sobre produção, transformação, comercialização e mercados.

A primeira fase deste projeto, apoiado pelo Portugal 2020 no âmbito do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, consiste na realização de um Estudo e Plano de Ação, que contempla o inquérito agora lançado.

“O objetivo deste questionário é realizar um diagnóstico estratégico ao sector Agro-Pecuário no contexto do Laboratório Vivo da Agricultura 4.0. Pretendemos também identificar as barreiras à entrada, os fatores críticos de sucesso e as necessidades de qualificação do sector. Por último, objetivamos recolher contributos sobre as áreas de competência a desenvolver através da plataforma digital”, diz Firmino Cordeiro, diretor-geral da AJAP.