Bio Hortofruticultura Reportagem

“Gostaríamos de ser reconhecidos como produtores biológicos de referência”

QUINTA DA TEJOA

RESPONSÁVEIS: Teresa e José Costa

LOCALIZAÇÃO: Ribatejo 

SETOR DE ATIVIDADE: Produção Biológica 

ÁREA: Cerca de 40 hectares

Com percursos profissionais distintos e distantes da agricultura, Teresa e José Costa são ambos descendentes de agricultores e como “balão de oxigénio” há anos adquiriam uma propriedade com um hectare na região de Santarém, onde sempre praticaram agricultura, mas numa visão familiar.

Só que com o passar dos anos o apego à terra foi crescendo a par com a vontade de trocar a agitação da cidade pelo campo, o que os levou a procurar uma propriedade de maior dimensão, para fazer agricultura em maior escala. Os dois filhos, José Miguel e Mafalda embarcaram na ideia e apesar de nenhum ser engenheiro agrónomo, já todos frequentaram inúmeras ações de formação na área, para além de pequenos cursos e workshops, inclusivamente em agricultura biológica.

Adquiriram então a Quinta da Tejoa, com 40 hectares e localizada entre Aveiras de Cima e a Ota, a 40 quilómetros de Lisboa. Era uma Quinta abandonada, não explorada e como tal pediram de imediato a certificação em modo biológico uma vez que é este o modo de produção com que se identificam. Acreditam também que “os consumidores estão cada vez mais despertos para a necessidade de consumir produtos de elevada qualidade, isentos de químicos, respeitando o ambiente” (…).

Leia o artigo em completo na edição impressa de abril 2021.

Clique aqui ↓ subscreva a nossa revista e adquira este e outros artigos: